TV Câmara: Doutora alerta para o fato de 47% dos brasileiros serem sedentários

por Tatiane Souza última modificação 07/02/2023 20h00
07/02/2023 – O sedentarismo vem crescendo a cada ano, e a sociedade começa a perceber as consequências que esse estilo de vida traz. Para explicar como as pessoas podem se tornar fisicamente ativas, o Vitalidade recebeu a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Feevale e doutora em Ciências Sociais Aplicadas, Magale Konrath. O programa está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo YouTube da emissora legislativa.
TV Câmara: Doutora alerta para o fato de 47% dos brasileiros serem sedentários

Foto: Josyane Cardozo/CMNH

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas devem desenvolver alguma doença ligada ao sedentarismo até 2030. Doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou outras enfermidades não transmissíveis podem ser consequências da inatividade física. Além disso, no Brasil, 47% da população adulta é sedentária. Entre os jovens, o cenário é ainda pior: uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o número já chega a 84%.

A doutora explica que uma pessoa sedentária é aquela que não realiza o mínimo de 150 minutos de atividade física por semana. Segundo Magale, as pessoas que trabalham sentadas por logos períodos – diferente de uma pessoa que pratica um trabalho mais braçal ou com grande movimentação – tendem a sofrer com sintomas do sedentarismo, como cansaço excessivo, aumento de peso, acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias, dores nas articulações, aumento de roncos durante a noite e desenvolvimento de apneia do sono.

Durante o bate-papo, a professora também destacou a importância do exercício para a saúde integral do ser humano. “As atividades podem contribuir positivamente para a saúde mental e ajudar em doenças como a depressão e a ansiedade. Nós precisamos movimentar essa máquina que é o corpo humano”, ressalta Magale.

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Assista ao programa na íntegra:

 

Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.