TV Câmara - A conscientização sobre o alzheimer é destaque na programação da emissora

por Tatiane Souza última modificação 29/09/2020 23h05
29/09/2020 - A TV Câmara NH está reprisando pelo canal 16 da Claro/Net, o programa Vitalidade alusivo ao Setembro Roxo/Lilás, campanha que simboliza o enfrentamento diário que milhares de pessoas fazem, no mundo todo, ao Alzheimer. O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde e profissionais das mais diversas áreas sobre a doença, além de enfrentar o estigma ainda associado a essa condição. A neuropsicóloga Daniela Henkel Blauth, membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) da sub-regional de Novo Hamburgo e integrante do grupo AtivaMente, trouxe importantes esclarecimentos durante o programa.
 TV Câmara - A conscientização sobre o alzheimer é destaque na programação da emissora

Foto: Kassiane Michel/CMNH

O Vitalidade também pode ser assistido pelo Facebook.com/TVCamaraNH e pelo Youtube.com/TVCamaraNH.

Conheça algumas dicas sobre identificação e manejo dos sintomas

Atualmente, a doença de Alzheimer, que é a mais comum das demências, é amplamente reconhecida como uma das mais significativas crises de saúde do século 21. Conforme dados da ABRAz, a cada três segundos alguém desenvolve demência no mundo, o que implica mais de 9,9 milhões de novos casos a cada ano. 

No decorrer do programa, a neuropsicóloga destacou os principais hábitos que as pessoas devem ter para envelhecer com saúde e, consequentemente, diminuir os índices de doenças como o Alzheimer. Ela citou os estudos realizados acerca das Cinco Zonas Azuis no mundo, que são lugares onde os habitantes vivem mais de 100 anos – Sardenha, na Itália; as Ilhas de Okinawa, no Japão; Loma Linda, na Califórnia; Península de Nicoya, na Costa Rica; e Ocária, na Grécia. Segundo a pesquisa, os moradores dessas regiões alcançam uma idade avançada com qualidade de vida porque possuem uma alimentação simples, rica em grãos e Ômega 3, conhecida como dieta do mediterrâneo; uma espiritualidade forte; alta socialização e baixos índices de estresse. 

A neuropsicóloga abordou também os cuidados com as pessoas que já desenvolveram demências. Neste sentido, Daniela explicou as ações realizadas pela ABRAz – uma associação que tem seu foco em oferecer apoio aos familiares. Segundo ela, também é importante lidar com o estresse do cuidador, seja ele familiar ou não. 

Saiba mais sobre o Grupo Ativamente

Assista a entrevista na íntegra e saiba mais sobre os sintomas das demências, em especial do Alzheimer, e a importância do diagnóstico precoce:

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

registrado em: