TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

por Tatiane Souza última modificação 22/06/2020 19h47
22/062020 - A TV Câmara NH está reprisando o programa Vitalidade sobre Tecnologia educacional e mídias sociais. O assunto está sendo bastante discutido nesta época em que as crianças estão em casa, em distanciamento social, em função da pandemia de coronavírus. A entrevista foi realizada com as profissionais do Centro Municipal de Tecnologia Educacional, Janaina Matos e Elisandra Henz. Você sabe os perigos que a internet oferece aos seus filhos?
TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

Foto: Kassiane Michel/CMNH

O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e está disponível também no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH. 

Coordenadora do Cepic, Janaína é pós-graduada em informática da educação, com ênfase em desenvolvimento de software educativo. Ela explicou a história da unidade, fundada em 1985, e que atende as escolas municipais através de duas equipes, uma técnica e outra pedagógica. O centro iniciou com atividades de contraturno, oferecidas para poucos alunos, que eram realizadas na Secretaria de Educação do Município graças a compra de um único computador. 

Essas ações foram se propagando até que todas as escolas de ensino fundamental tivessem uma sala equipada com computadores e que cada instituição contasse com a presença de um profissional responsável por fazer a articulação do uso do espaço. A coordenadora também destacou que a aplicação da informática junto aos alunos torna Novo Hamburgo uma cidade pioneira na América Latina. Ela diz que, inclusive, a sistemática de organização dos laboratórios de informática adotada pelo Município serviu de referência para a criação do modelo nacional.

 Atualmente, o Cepic trabalha com a formação dos professores da rede pública municipal. Elisandra Henz, que atua como multiplicadora, falou sobre a capacitação oferecida aos educadores, focada nos benefícios que a aplicação da tecnologia educacional pode trazer aos alunos. Segundo ela, as inovações, quando bem empregadas, podem melhorar a experiência de ensino dentro das escolas, servindo para agregar valor ao processo de aprendizagem. Pós-graduada em informática instrumental para professores da educação básica, a especialista destacou ser esse o foco na hora de trazer as tecnologias para a sala de aula. 

Com a evolução acelerada das mídias sociais, ela explicou caber aos pais e aos educadores o papel de instruir as crianças e os adolescentes sobre o uso correto. Elisandra orientou sobre os cuidados para que as crianças façam o uso da internet de forma segura e falou sobre as ferramentas disponíveis para monitorar o que acessam – os chamados aplicativos de controle parental. A servidora também recomendou que os responsáveis dialoguem com os jovens para que eles entendam a forma correta de se portar no mundo virtual.

 

Confira o programa na íntegra:

 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.


registrado em: ,