TV Câmara – Psicólogas orientam como famílias e amigos podem enfrentar o luto e os traumas trazidos pela Covid-19

por Tatiane Souza última modificação 10/05/2021 19h18
10/05/2021 – Covid-10: traumas e luto é o assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Facebook e Youtube da emissora. As psicólogas Ana Reis e Flávia Darold, fundadora e integrante do Instituto Luspe - Trauma e Emergências psicológicas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina explicaram como a sociedade pode enfrentar esse momento pandêmico, doloroso e de tantas perdas e incertezas. As especialistas trouxeram informações sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo interdisciplinar do instituto, que oferta diversos serviços gratuitos e, inclusive, de forma online.
TV Câmara – Psicólogas orientam como famílias e amigos podem enfrentar o luto e os traumas trazidos pela Covid-19

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

Com mediação da jornalista Tatiane Lopes, as entrevistadas Ana e Flávia falaram sobre luto coletivo, luto e infância e como as pessoas, mesmo com o distanciamento social ocasionado pelo coronavírus, podem acolher e ajudar os enlutados. 

Pessoas de todo Brasil podem entrar em contato com a equipe do Luspe pelo telefone (54) 3028-0015 (WhatsApp) e serem incluídas nos grupos de suporte psicológicos online. A psicóloga Ana Reis explica que um dos principais programas ofertados é o SOS Pandemia. Nele, segundo ela, os pacientes participam de quatro consultas psicológicas. “Após esse período, é realizada uma avaliação e, se necessário, os pacientes seguem atendimento – que são classificados como baixo custo, gratuitos, particulares e por plano de sde”, explica. 

Atualmente, os grupos são divididos em SOS Educação, SOS profissionais da saúde, SOS organizações e SOS despedida, focado em questões de luto e perda. O instituto Luspe já acolheu mais de 30 mil famílias em diversas temáticas, entre elas, medo, angústia, estresse, crises financeiras e luto. 

Conheça o Instituto Luspe e saiba como obter ajuda:

https://www.facebook.com/LuspeInstitutodePsicologia 

Assista o programa na íntegra:

 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas

registrado em: ,