TV Câmara: Profissionais de saúde alertam para o aumento no número de casos de dengue em Novo Hamburgo e região

por Tatiane Souza última modificação 07/04/2022 18h36
04/04/2022 – Em meio à alta no número de casos de dengue e à progressiva proliferação do mosquito Aedes aegypti em Novo Hamburgo e região, o programa Vitalidade apresenta uma entrevista com a responsável técnica na secretaria da saúde, a médica veterinária Julyana Stéfanie Simões Matos, e o coordenador do projeto de Prevenção e Combate à Dengue no município, o biólogo Tiago Filipe Steffen. Eles deram importantes dicas para a comunidade se prevenir da dengue e eliminar os focos do mosquito.
TV Câmara: Profissionais de saúde alertam para o aumento no número de casos de dengue em Novo Hamburgo e região

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

Durante o programa, os especialistas falaram sobre como reduzir e eliminar os focos e criadouros do mosquito nos lares, nas empresas e nas ruas, além de destacarem que o engajamento da população em manter os pátios limpos é fundamental. Também foi relembrado que o mosquito Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, mas também doenças como a zika e a chicungunha.

Os profissionais explicaram o projeto de combate à dengue em Novo Hamburgo e a sua importância. "Se trata de uma parceria entre a Universidade Feevale e a Prefeitura que se iniciou em 2008 e tem como objetivo realizar o trabalho de campo, no qual pessoas habilitadas realizam uma visitação nas residências e fazem a identificação das larvas do inseto que são coletadas. É ressaltado também que esses profissionais realizam um trabalho de orientação junto à população e explicam como cuidar de suas casas para evitarem a proliferação do mosquito", explicou Steffen.

O biólogo explica que o mosquito transmissor do vírus está presente em Novo Hamburgo o ano todo, mas o vírus em si não. É necessário, segundo ele, que alguém contaminado venha ao município e seja picado pelo inseto e, então, que o mosquito contaminado pique outra pessoa. A partir daí, a proliferação da doença se inicia.

Outro assunto também levantado é a questão das pessoas terem dificuldade em diferenciar a dengue da Covid-19 ou até mesmo da gripe, em função de os sintomas dessas doenças serem parecidos. Durante o programa, os profissionais destacam alguns dos sintomas mais comuns que pessoas com diagnóstico de dengue confirmado possuem. São eles: dor atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele, como se fosse algum tipo de alergia.

Em relação ao tratamento, é recomendado muito repouso e ingestão de líquido (preferencialmente água e soro caseiro). “Conforme a orientação da unidade que o paciente procurar, ele pode ficar em observação. Em casos nos quais os sintomas são muito graves, pode também ser encaminhado ao Hospital Municipal”, destacou a médica veterinária Julyana.

Atualmente (6 de abril), a cidade possui mais de 251 casos confirmados de dengue e 836 em suspeita. É necessário alerta máximo e extremo cuidado com locais onde possam acumular água parada e ser um habitat perfeito para o mosquito.

Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

Para mais informações, assista ao programa na íntegra no link abaixo.



Vitalidade


No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

registrado em: