TV Câmara – Por Elas apresenta avanços e desafios nos 18 anos da Lei Maria da Penha

por Daniele Silva última modificação 29/08/2024 17h58
29/08/2024 - Durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, o programa Por Elas recebeu o advogado e professor da Universidade Feevale, Daniel Kessler para uma conversa sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha e o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim). O programa foi exibido na quarta-feira, 28.
TV Câmara – Por Elas apresenta avanços e desafios nos 18 anos da Lei Maria da Penha

Foto: Eduarda Souza/CMNH

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha alcançou sua maioridade em 2024. A norma jurídica é um marco na proteção às mulheres. Apesar dos avanços, dados do Laboratório de Estudos de Feminicídios apontam um aumento alarmante nos casos em todo o país. Somente neste ano, até 31 de julho, foram registrados no Brasil 1061 assassinatos de mulheres em razão do gênero.

O Nadim, projeto de extensão da Universidade Feevale, trabalha junto à delegacia da mulher do município no atendimento a vítimas de violência doméstica. “O trabalho consiste em orientações jurídicas para aquilo que está além das atribuições policiais”, explica Kessler. Além disso, alunos de psicologia da instituição auxiliam no acompanhamento psicológico das mulheres atendidas pelo projeto.

Durante a conversa, Kessler apresentou as fases do ciclo de violência contra a mulher. Também destacou a importância de debater o tema para promover a conscientização e identificar sinais de comportamentos abusivos e manipuladores, para que a vítima consiga, então, buscar ajuda e fazer a denúncia antes que a situação escale para a violência física.

Se você conhece alguém que sofre com violência doméstica, entre em contato com o SOS Fala Mulher, um canal que presta apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para serviços de proteção, acesso pelo site www.falamulher.org.br ou ligue para a Central de Atendimento à Mulher, 180.

Assista ao programa na íntegra: