TV Câmara – PNL e parentalidade: como compreender melhor os sentimentos das crianças e adolescentes

por Tatiane Souza última modificação 30/04/2025 20h08
30/04/2025 – A série Adolescência, lançada este ano pela Netflix, chamou atenção ao retratar de forma direta e sensível os conflitos emocionais vividos por muitos jovens. Entender o que está por trás das reações de uma criança ou adolescente é um dos maiores desafios da parentalidade. No Vitalidade desta semana, a jornalista Tatiane Lopes conversa com Fábio Ribeiro da Silva, pós-graduado em Neurociência e Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), sobre como essa abordagem pode ajudar a lidar de forma mais empática e eficaz com os sentimentos do público infantojuvenil.
TV Câmara – PNL e parentalidade: como compreender melhor os sentimentos das crianças e adolescentes

Foto: Gabriela Panassal/CMNH

Durante a entrevista, Fábio explica que a PNL, desenvolvida na década de 1970, é uma ferramenta que permite entender melhor o funcionamento interno humano e os padrões de comportamento. A partir disso, é possível questioná-los e, se necessário, ressignificá-los. Para o especialista, quanto mais cedo as crianças e os adolescentes tiverem contato com essas práticas, melhor será o impacto em seu desenvolvimento. “A PNL surgiu da modelagem. Se alguém é capaz de fazer algo com excelência, eu também posso. E a criança, por si só, já modela o adulto”, destaca.


Segundo Fábio, o coração do PNL é o rapport, que está relacionado com a capacidade de gerar uma atmosfera de confiança com os pequenos, baseada na reciprocidade. A aproximação ajuda especialmente em momentos de crise ou comportamentos desafiadores. “Pode parecer que não, mas a criança escuta, sente e ouve tudo que está ao redor dela”, reforça. Estar atento a essa percepção sensível do mundo infantil pode ser o primeiro passo para transformar o ambiente familiar em um espaço de mais diálogo e equilíbrio.

O especialista também respondeu perguntas enviadas pelo público por meio das redes sociais. Entre os temas abordados, destacou a importância da primeira infância como base da formação emocional. “Quanto mais entendermos que tudo o que falamos e fazemos vai ser escrito na criação dos nossos filhos, mais conscientes seremos do impacto disso na transição de criança para adolescente, isso tudo estará conectado. Para que nossos filhos tenham uma adolescência mais leve, precisamos fortalecer a primeira infância, que é a base de tudo”, pontua.

Por fim, Fábio apontou como educadores também podem aplicar esses conhecimentos em sala de aula, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e produtivo, qualificando o aprendizado. Com exemplos práticos e linguagem acessível, o episódio mostra como pequenas mudanças na comunicação e na postura dos adultos podem gerar grandes transformações na convivência.

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes e, em 2025, completa 13 anos no ar. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Assista ao programa na íntegra

registrado em: