TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística

por Tatiane Souza última modificação 22/09/2020 16h45
22/09/2020 – O mês de setembro é marcado por ações de conscientização sobre a Fibrose Cística. Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma doença genética rara e que pode afetar principalmente os pulmões, pâncreas, fígado e intestino. O programa Vitalidade da TV Câmara NH traz uma entrevista com a pneumologista e professora de Medicina da Universidade Feevale, Cynthia Rocha Dullius, que é especialista no assunto. Ela também destaca a importância da campanha #SetembroRoxo.
TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

A entrevista está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net. O programa completo também está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH

Cyntia traz esclarecimentos sobre diagnóstico, sintomas e tratamento da fibrose cística. Destacando que a qualidade e a expectativa de vida das pessoas acometidas pela doença vêm melhorando consideravelmente nos últimos anos. “Há 15 anos, a fibrose era uma doença pediátrica no Brasil. Agora, vemos adultos doentes. Isso quer dizer que a expectativa de vida, que antes era de cerca de 14 anos, aumentou tanto que, hoje, os pacientes têm filhos e até mesmo netos”, explica. 

Em certos casos, os sintomas são tão leves que a Fibrose Cística só é detectada em pessoas adultas ou até mesmo idosas. Isso ocorre por conta dos sintomas que podem se apresentar em diferentes níveis de intensidade. A especialista explica que sinais que podem ser observados nas crianças são falta de ar, ocorrência de infecção respiratória de repetição, dificuldade em ganhar peso, presença de gordura nas fezes e suor “salgado”, aponta.

#SetembroRoxo

A campanha intitulada Setembro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tratamento da Fibrose Cística. Essa doença rara acomete uma em cada 10 mil pessoas nascidas no Brasil e pode ser indicada através do teste do pezinho, realizado nos primeiros dias de vida da criança.. Quando identificada e tratada precocemente, pode proporcionar ao paciente uma maior qualidade de vida. 

Cyntia destaca também a importância das campanhas dos meses coloridos, que, segundo ela, são essenciais para que a população conheça as doenças. A entrevistada ainda traça um panorama sobre a Fibrose Cística em tempos de Covid-19.

Assista ao programa na íntegra:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da ClaroNet, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

registrado em: ,