TV Câmara – Cuidar de si é um ato de amor: a importância da prevenção no Outubro Rosa

por Tatiane Souza última modificação 08/10/2025 17h40
08/10/2025 – O primeiro Vitalidade do mês traz um tema essencial: o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Gravado na sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, o programa conta com a participação de Regina Dau, administradora e ex-presidente da entidade, que fala sobre a trajetória da instituição e a força da solidariedade na luta contra o câncer.
TV Câmara – Cuidar de si é um ato de amor: a importância da prevenção no Outubro Rosa

Foto: Pyetra Trindade/CMNH

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 73 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil. Detectar a doença em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura e melhora a qualidade de vida das pacientes. O autoexame e as consultas regulares com profissionais de saúde continuam sendo aliados fundamentais no diagnóstico precoce — que pode salvar vidas. Outro fator importante após o diagnóstico é a presença das redes de apoio.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo é uma entidade sem fins lucrativos voltada à assistência social. Atualmente, mais de 50 voluntários atuam na instituição, entre psicólogos, nutricionistas, advogados, fisioterapeutas e outros profissionais. O suporte gratuito é oferecido a cerca de 500 pacientes com laudo de câncer, moradores da cidade e com renda de até dois salários mínimos.

Os atendimentos começam a partir do cadastro do paciente na entidade, seguido de uma visita domiciliar para avaliação social e médica. “A partir daí, elencamos tudo o que a pessoa precisa, e a Liga tenta atender com rancho, remédios, fisioterapia e outras formas de apoio”, explica Regina.

Durante a gravação, pacientes atendidas pela Liga compartilharam suas trajetórias na luta contra o câncer de mama e destacaram a importância da prevenção e do acolhimento. “Demorei para fazer o exame e, quando recebi o diagnóstico, foi um baque. Aqui na Liga encontro mais força para prosseguir no tratamento”, relatou Sueli Lopes, que reforçou o apelo à prevenção: “Façam o autoexame, previnam-se e se cuidem.” As pacientes entrevistadas integram o Vocal da Liga, projeto que utiliza a música como forma de acolhimento e alívio emocional durante o tratamento.

Regina também ressaltou a importância da retomada do serviço de oncologia pelo SUS em Novo Hamburgo. “Uma cidade do nosso porte não ter oncologia é vergonhoso. Há uma expectativa para a volta, e nós seguimos na luta por essa batalha, que não será fácil. Essa é uma bandeira da Liga, e não vamos desistir”, afirmou.

Formas de ajudar

A entidade, que mantém um brechó beneficente semanal e diversos espaços voltados ao acolhimento, lançou neste ano uma nova identidade visual e uma camiseta especial da campanha Outubro Rosa. Por R$ 60, a comunidade pode apoiar o trabalho da instituição e contribuir para levar mais qualidade de vida a quem está em tratamento.

Canais de contato:
WhatsApp Social: (51) 99108-3518
Site: ligafeminina.com.br/apoie-a-liga
Instagram: @ligafemininanh

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e YouTube.com/TVCamaraNH e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Panassal, estagiária de Jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Assista ao programa na íntegra:

registrado em: