TV Câmara – Células-tronco e medicina celular são assuntos do Vitalidade

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/07/2024 18h20
25/07/2024 – No programa Vitalidade desta semana, a jornalista Tatiane Lopes recebeu o professor de medicina da PUCRS Daniel Marinowic para uma conversa sobre células-tronco, cordão umbilical e terapias avançadas. O episódio foi ao ar pela TV Câmara, no canal 16 da Claro, na terça-feira, 23, e está disponível no YouTube da emissora.
TV Câmara – Células-tronco e medicina celular são assuntos do Vitalidade

Foto: Gabriela Panassal/CMNH

Marinowic inicia a conversa explicando sobre a utilização do cordão umbilical para pesquisas e terapias avançadas. O cordão umbilical liga a placenta da mãe ao bebê e é responsável pelo transporte dos nutrientes. Durante a formação do embrião, a migração de células-tronco hematopoiéticas acontece em abundância para que a medula óssea seja formada, então o sangue circulante apresenta um nível significativo de nutrientes.

Essa observação levou à conclusão de que o cordão era um tecido interessante de ser armazenado, passando de um “descarte biológico” para uma fonte alternativa de células no tratamento de doenças hematológicas. A coleta do sangue do cordão, se feita corretamente logo após o nascimento do bebê, tem grande potencial para, por exemplo, transplante de medula óssea.

Segundo Marinowic, depois que a coleta é feita, o material é processado na perspectiva de reduzir as células que não são tão importantes, para obtenção das células-tronco principais capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue. Em seguida, aplica-se um protocolo de preservação a baixíssimas temperaturas, variando entre -196 °C e -140 °C, conforme o estado do material. Não há registro de quanto tempo a coleta pode ficar congelada, desde que o descongelamento seja feito com técnica igualmente adequada.

Para o pesquisador, estudos relacionados a terapias genéticas avançadas estão revolucionando os tratamentos neurológicos e de doenças degenerativas. Marinowic defende também o uso das inteligências artificiais de forma moderada, apesar do estranhamento causado em um primeiro momento. “Estes recursos vão ser usados, mas com sabedoria, e não irão substituir totalmente a medicina convencional”, aponta.

Daniel destaca o grande potencial do Brasil e os bons pesquisadores na área, que atuam com entusiasmo sobre os avanços e possibilidades futuras dentro das pesquisas genéticas que podem revolucionar a medicina. "Um dos papéis do pesquisador é divulgar estudos, ciência e conhecimento", conclui.

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Assista ao programa na íntegra: