Tradicionalista cobra apoio aos CTGs e pede parceria com escolas

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/08/2018 21h18
08/08/2018 – A convite do vereador Professor Issur Koch (PP), o tradicionalista Cláudio Gomes participou da sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta quarta-feira, 8 de agosto, a fim de expor seu trabalho de palestras realizadas em todo o Estado de incentivo à cultura sul-rio-grandense e à formação de grupos de resgate e preservação dos costumes gaúchos. Gomes também defendeu o incentivo financeiro do Município à participação de seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) em eventos e a formalização de convênios para o intercâmbio junto às escolas municipais por meio de atividades em contraturno.
Tradicionalista cobra apoio aos CTGs e pede parceria com escolas

Foto: Thanise Melo/CMNH | Foto abaixo: Giovani Gafforelli/CMNH

A maioria dos CTGs da cidade encontra-se em situação precária. Em outros municípios, o próprio poder público incentiva financeiramente a participação em eventos. Quero que reflitam também sobre a possibilidade de oferecermos em contraturno não necessariamente o ensinamento da cultura gaúcha, mas que as crianças estejam em contato com o espaço”, sugeriu. Raul Cassel (MDB) salientou a importância do movimento tradicionalista para a preservação e o respeito à família. “Se a nossa sociedade decaiu, foi por falta de estrutura familiar. Que tu possas continuar disseminando essa energia em prol dos CTGs, e que possamos atrair muitas prendas e gaúchos”, desejou.

Os vereadores Cristiano Coller (Rede) e Inspetor Luz (MDB) agradeceram o trabalho realizado de resgate de raízes e da importância do fortalecimento dos núcleos familiares. O presidente Felipe Kuhn Braun (PDT) sublinhou a relevância do trabalho com crianças e adolescentes para a concretização de mudanças. Enio Brizola (PT) enalteceu a luta pela sobrevivência orquestrada pelos CTGs, realizando diferentes ações para manter ativas suas atividades. “Para quem acompanha mais de perto o tradicionalismo, é emocionante ver o esforço das famílias junto à patronagem para manter as invernadas. Não sabemos metade da história que leva àquele momento. Não podemos ser ordenadores, mas podemos colaborar na elaboração de projetos de sugestão ao Executivo. Saudamos a militância na resistência dessa cultura”, acrescentou.

Homenagem

Ao final do debate, Issur Koch entregou uma placa de homenagem destacando o trabalho de Gomes de incentivo à cultura gaúcha. “Agradeço por levar essa chama crioula por todo o Estado. Podemos pensar em projeto de sugestão assinado por todos, incentivando o cultivo das tradições gaúchas e tudo que elas representam. Temos uma cidade muito rica e precisamos encontrar mecanismos para valorizarmos nossa cultura”, enfatizou o progressista, que relembrou proposta do vereador Sergio Hanich (MDB) de implantação de um fundo municipal para cidadãos e entidades que representem Novo Hamburgo em eventos realizados em outras cidades, estados e países.