Toma posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

por Maíra Kiefer última modificação 29/08/2018 14h58
29/08/2018 – Em cerimônia realizada na terça-feira, dia 28, tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2018/2020. O ato, realizado na sede do Centro de Cultura, teve a participação do presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), do secretário da Saúde, Naasom Luciano, e do chefe de gabinete da prefeita, Raizer Ferreira. Os vereadores Patricia Beck (PPS) e Raul Cassel (MDB) também acompanharam a atividade.
Toma posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Em sua fala, Felipe Kuhn Braun salientou a importância de um conselho atuante e do engajamento de seus integrantes, sempre comprometidos com o bom funcionamento do sistema de saúde.

Naasom Luciano, por sua vez, afirmou que o controle social é essencial para que as políticas públicas de saúde sejam executadas e garantidas. “O empoderamento do conselho faz parte desse processo. Desde que assumimos estamos nos esforçando ao máximo para cumprir aquilo que a legislação determina”, acrescentou. Conforme o titular da pasta, em reunião do Conselho Estadual de Saúde, ocorrida recentemente, vários municípios compartilharam suas experiências, informando que os conselhos são de fachada. “Aqui em Novo Hamburgo nós não temos essa realidade", destacou, reforçando que se trata de um grupo atuante, democrático e representativo.

Raizer Ferreira, representando a prefeita no ato, fez a leitura do termo de posse e chamou nominalmente cada um dos eleitos. Entre os empossados estão a presidente Diones de Fátima Otero Martins Ayres; a vice-presidente Jurema Consatti Enzveiler; a 2ª vice-presidente Rosane Cristine Marcki Wilhelms; a secretária Sandra Helena Moraes; o 2º secretário Ivan Luís Michelon; e a 3º secretária Vera Lúcia Machado Campagnoni.

Em seu discurso, Diones apontou que o controle social é uma das maiores conquistas do povo brasileiro, e que o conselho trabalha em conjunto com a secretaria, com o intuito de proporcionar mais eficiência nos serviços oferecidos à população. Ela lembrou ainda que o SUS é considerado o maior sistema público de saúde do mundo, o que demonstra o tamanho do desafio dos conselheiros, cujo papel é acompanhar, fiscalizar e fazer críticas construtivas para melhorar o atendimento à comunidade.