Título de Cidadão de Novo Hamburgo será entregue ao tradicionalista Adão Bueno no dia 21

por Maíra Kiefer última modificação 09/11/2023 21h51
08/11/2023 – A premiação mais emblemática do Legislativo hamburguense, que reconhece a trajetória de pessoas que se dedicaram ao Município e contribuíram para sua história e desenvolvimento, será concedida no próximo dia 21, no Plenário da Câmara. O agraciado Adão Ondino Moraes Bueno, natural de Bagé, destacou-se em Novo Hamburgo por sua atuação na divulgação e promoção de atividades envolvendo folclore e tradição gaúcha. Durante o governo de Eugênio Nelson Ritzel e Assis Barreto da Costa, no início dos anos de 1980, foi diretor de Turismo, além de ter trabalhado na secretaria Municipal de Educação, pasta na qual desenvolveu projeto pioneiro, na gestão do educador Ernest Sarlet. Bueno coordenou 54 grupos mirins, levando a cultura regional a milhares de alunos e tornou o Município referência no cenário artístico e campeiro do Rio Grande do Sul. O Decreto Legislativo nº 3/2023, que tornou pública a definição, foi proposição do vereador Gerson Peteffi (MDB), aclamada por todos os pares em reunião realizada no dia 2 de outubro. Desde a implantação da honraria, em 1957, foram agraciadas 49 personalidades que contribuíram para a história hamburguense.
Título de Cidadão de Novo Hamburgo será entregue ao tradicionalista Adão Bueno no dia 21

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Adão Bueno morou em Novo Hamburgo durante 30 anos até aposentar-se, quando muda-se para São Francisco de Paula. Casado com Liane Conceição Borges Bueno, é pai do advogado Rodrigo Borges Bueno e do empresário Diogo Borges Bueno e avô de Lívia Almeida Bueno. Sapateador laureado em diversos festivais, aclamado declamador, folclorista e homem ligado aos cavalos e ao campo, mesmo morando na Serra Gaúcha, mantém laços e vínculos estreitos com a cidade que o acolheu por três décadas. 

Por 25 anos, Adão Bueno foi diretor do Grupo Folclórico Novo Hamburgo, representando o Município em todos os Estados da Federação, no Uruguai, na Argentina e nos Estados Unidos, quando participou, em 1988, do Festival Internacional de Folclore, na Carolina do Norte. Ainda hoje, o trabalho desenvolvido nesse período projeta seu nome para além das fronteiras de Novo Hamburgo. Ele é um dos grandes incentivadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fomentando a fundação de CTGs e DTGs na cidade, promoveu durante anos o Minirrodeio, no Parque Floresta Imperial.

Segundo Peteffi, a escolha foi motivada pelo trabalho precursor de Bueno na divulgação da cultura gaúcha nas escolas municipais. “Ele foi o primeiro professor que teve essa visão, de levar a dança, o canto, a música típicos do Rio Grande do Sul para alunos, pais e educadores. Posteriormente compôs grupo folclórico com servidores municipais, que percorreu o mundo promovendo as tradições da nossa terra”, mencionou. O vereador contou que conheceu o homenageado em uma palestra sobre tradicionalismo em visita que fez à Câmara de Novo Hamburgo, nos anos de 1990, quando acompanhava o trabalho parlamentar de seu tio, Paulo Peteffi. “Dali para frente, passei a gostar, respeitar e me interessar mais pelo tradicionalismo. Ele abriu minha visão para a cultura gaúcha’, apontou.

Veja o Decreto Legislativo na íntegra.

Confira a história dos demais homenageados. 

registrado em: