Titular da 3ª DP completa dez anos no cargo e recebe homenagem do Legislativo

por Jaime Freitas última modificação 20/04/2022 20h18
20/04/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo prestou homenagem na tarde desta quarta-feira, 20, ao delegado de polícia Alexandre Quintão. O servidor comemora este ano uma década à frente da 3ª Delegacia de Polícia da cidade, repartição com sede no bairro Canudos. Proponente do reconhecimento, o vereador Gustavo Finck (PP) descreve a marca como um feito inédito. “Ele é o primeiro delegado a permanecer por dez anos em uma delegacia das cidades da região metropolitana”, afirmou.
Titular da 3ª DP completa dez anos no cargo e recebe homenagem do Legislativo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

No requerimento nº 376/2022, de autoria de Gustavo Finck, o parlamentar destaca que a Polícia Civil trabalha de forma ostensiva em Novo Hamburgo, zelando pela ordem e segurança pública e promovendo ou participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo. Lembra também a imprescindível colaboração da Polícia Civil para a convivência harmônica da sociedade, respeitando a dignidade da pessoa humana e protegendo os direitos coletivos e individuais. "Honrando as inúmeras ações conjuntas e troca de informações entre as forças integradas de segurança que atuam na cidade, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. O trabalho conjunto tem entregado aos munícipes um serviço público de qualidade diante dos desafios que a vida em sociedade impõe às agências e aos agentes de segurança pública, tornando possível a queda atual dos principais índices municipais", defendeu Finck.

Natural de Timóteo, município no interior de Minas Gerais, Quintão tomou posse como delegado de polícia no Rio Grande do Sul em 2010. Ele assumiria o comando da 3ª DP de Novo Hamburgo dois anos mais tarde. Ao longo do período em Canudos, desenvolveu diversas atividades de combate ao crime, com apreensões significativas de drogas e armas e resoluções de casos de grande clamor público.

“Novo Hamburgo precisa, necessita e clama por pessoas do calibre, do timbre do delegado Quintão, como de outros delegados aqui presentes e de suas respectivas equipes. A comunidade sente-se protegida, acalentada, em um momento de tanta dualidade, um momento tão difícil para a cidade e o país como um todo, e agradecemos por termos as forças de segurança agindo e garantindo a nós todos um bem-estar e uma tranquilidade em nosso município”, disse Gerson Peteffi (MDB).

“Esta é uma justa e merecida homenagem a um profissional muito atuante na comunidade, que conta com uma excelente equipe, pessoas que trabalham muito, não medem esforços, sem dia e sem hora para atuar, elevando o patamar da Polícia Civil”, destacou Inspetor Luz (MDB)

“Conheci o delegado Quintão quando ainda era conselheira tutelar, quando ele estava chegando a Novo Hamburgo. Sempre essa pessoa maravilhosa, clara no que faz. Só temos de ter gratidão por contar com esse profissional em nosso município”, frisou Semilda Tita (PSDB).

“Falar do Quintão é muito fácil, porque, conhecendo o trabalho que ele faz em nossa comunidade, ficamos orgulhosos. Destaco que recentemente tivemos uma queda acentuada nos índices de criminalidade na cidade de Novo Hamburgo, graças às forças de segurança local. Tenho acompanhado os trabalhos de várias DPs e as ações de polícia que acontecem no município pelas redes sociais, informativos e jornais e vemos e nos sentimos protegidos pelo que vocês fazem”, comentou Raizer Ferreira (PSDB), que falou em nome dos colegas de partido.

“Tive o privilégio de conhecer o delegado Quintão há uma década. Uma pessoa muito tranquila, calma, mas que arrisca a própria vida no exercício profissional e merece muito receber essa linda homenagem na tarde de hoje”, disse Giovani Cajú (PP).

“Esta é uma homenagem justa, merecida, para um trabalhador, um profissional da segurança pública, que está vinculado há 10 anos em nossa comunidade. Todos os esforços feitos durante esse período, acompanhado de sua equipe e demais profissionais, como os da Brigada Militar e da Guarda Municipal, têm produzido resultados exemplares para Novo Hamburgo”, salientou Enio Brizola (PT).

“Quero, inicialmente, parabenizar o colega Gustavo Finck pela propositura desta homenagem a um grande servidor público, Alexandre Quintão. Não é só nos momentos que precisamos da polícia que eles estão presentes, pois eles, como cidadãos hamburguenses, também transitam em clubes, supermercados e atividades sociais, entre outros espaços Do município. Quero, mais uma vez, agradecer pelo importante trabalho das forças policiais, com indivíduos que arriscam a própria vida para garantir a nossa proteção”, relatou o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB).

“Embora meu colega Raizer já tenha falado em nome da nossa bancada, sempre é bom fazer um agradecimento, pois, às vezes que necessitamos de algum préstimo, alguma orientação quanto aos serviços de segurança da região ou da cidade, temos tido pronta colaboração. Temos de reconhecer o trabalho que esses profissionais fazem por todos nós”, defendeu Ricardo Ritter – Ica (PSDB).

Após a fala dos parlamentares, Gustavo Finck entregou um quadro que formaliza a homenagem ao delegado Alexandre Quintão. O homenageado ocupou a tribuna na sequência, agradecendo pela solenidade. “Realmente, fiquei muito emocionado por estes momentos. É difícil falar do nosso ofício e de nós mesmos, mas me vejo sim como uma pessoa humilde e isso caracteriza muito o meu trabalho. Adotei essa cidade há 12 anos e me senti feliz e acolhido. Trabalhei com grandes policiais e fui muito bem recebido na corporação. Agradeço a todos os colegas que me ajudaram a ser o policial que me tornei. Agradeço também à minha equipe da 3ª DP, que é uma segunda família. A minha filosofia de trabalho é mais discreta, pois sempre pensei que a Polícia Civil, a Polícia Federal, a polícia investigativa em geral, têm de trabalhar de forma discreta, não têm de ficar aparecendo. A vaidade, a questão pessoal, deve ficar em segundo plano, pois tornam-se incompatíveis com as atividades de serviço público em geral, na minha opinião. Um policial investigativo não pode ficar sendo reconhecido e é esse posicionamento que defendo para a minha equipe. Agradeço também pelo acolhimento que tive da comunidade de Canudos, pessoas simples, trabalhadoras, batalhadoras”, descreveu Quintão.