Sistema desenvolvido na Câmara é destaque em evento do Interlegis

por Tatiane Souza última modificação 31/05/2022 19h47
30/05/2022 – Após dois anos, o Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (Engitec) voltou. A 12ª edição foi realizada entre os dias 23 e 27 de maio no Instituto Sezerdello Corrêa, em Brasília. O servidor do Parlamento hamburguense Jonatha Cardoso participou do evento e ministrou uma oficina sobre o projeto do Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (Saap).
Sistema desenvolvido na Câmara é destaque em evento do Interlegis

Rafahela Bazzanela/Interlegis

O Engitec é um evento presencial que reúne profissionais das casas legislativas de todas as regiões do país com o objetivo de debater a área da tecnologia da informação. Nele, são realizadas palestras e oficinas para servidores e parlamentares. A abertura oficial trouxe para o debate o tema “O Interlegis somos todos nós”. O diretor-executivo do ILB/Interlegis, Leonardo Barbosa, ressaltou a importância da comunidade legislativa para o desenvolvimento de muitos dos produtos que são disponibilizados para câmaras municipais e assembleias legislativas. “O Engitec é um momento de congraçamento, de reunião das pessoas de maneira presencial, na qual elas podem trocar experiências, se conhecer um pouco melhor e estabelecer conexões e laços, que depois vão ser importantes para a realização desse trabalho coletivo, que é a modernização da nossa comunidade legislativa", salientou.

João Henrique Gouveia, novo coordenador de TI do ILB/Interlegis, também ressaltou a importância da colaboração para o desenvolvimento desses produtos e soluções, cujos laços devem ser a essência do Interlegis. Como exemplos, Gouveia citou a colaboração de Leandro Silva, servidor da Câmara Municipal de Jataí (GO), fundamental para o desenvolvimento do SAPL 3.1, e a de Jonatha Cardoso, que está entregando o Saap ao Interlegis.

Para a 12ª edição do evento, foram organizadas oficinas sobre os mais diversos assuntos, como Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Saap, Portal Modelo e a nova lei de licitações.

Saap

Jonatha Cardoso palestrou no dia 24 para servidores de câmaras de diversos estados. "Foi um momento no qual todos puderam conhecer o funcionamento do sistema – já com as novidades lançadas nas últimas semanas, como o sistema de Agenda de Compromissos. Também foram abordados conceitos técnicos da área de TI", falou o servidor de Novo Hamburgo.

Jonatha ressaltou que, durante a palestra, apresentou o histórico do sistema, o projeto desenvolvido na Câmara de Novo Hamburgo e as perspectivas para o futuro. Durante a apresentação, o servidor divulgou à comunidade uma atualização que facilita o processo de instalação e manutenção do sistema, além de permitir que, em um futuro breve, o Saap volte a ser oferecido pelo Interlegis em sua estrutura. Segundo ele, essa era uma notícia muito aguardada pela comunidade, e várias câmaras pretendem, em breve, implantar o sistema. "Até mesmo representantes da Assembleia Nacional Popular de Guiné-Bissau, na África, que possui acordo de cooperação com o Interlegis, demonstraram interesse", revelou o servidor.

O chefe de divisão de operações e manutenção de programas da Câmara Municipal de Sinop (MT), Carlos Almeida, salientou que foi um privilégio participar do evento. “Das oficinas, a que mais esperava era o Saap. Sem dúvida vai ajudar nos processos e gestão dos gabinetes", apontou. A oficina, segundo Cardoso, também foi acompanhada por servidores de setores administrativos ligados aos gabinetes parlamentares. 

A vereadora da Câmara Municipal de Boa Vista (RR) Regiane Matos ressaltou a importância do Saap. "Com toda certeza, ele veio para somar nesse momento pós-pandemia, organizando todos os cadastros de pessoas e empresas que procuram nossos gabinetes, automatizando os processos, organizando a agenda parlamentar e auxiliando na emissão de relatórios. Ele inclusive gera alternativas de comunicação com o cidadão, que se sente melhor compreendido e atendido. Enfim, benefício para todo o Parlamento e para a população", elogiou a vereadora.

"Há um notável reconhecimento da comunidade e do próprio Interlegis em relação ao projeto. O Saap foi usado por muitos anos, mas acabou entrando em desuso. Nos tempos atuais, a possibilidade de informatizar essa gestão é um diferencial para o bom desempenho da atividade de um parlamentar", contou Jonatha Cardoso. Conforme o servidor, muitos temas interessantes foram abordados pelas palestras, como a Lei Geral de Proteção de Dados, a instalação dos produtos Interlegis, o desenvolvimento de alta performance no Legislativo, a gestão do conhecimento aplicada ao Poder Legislativo, o uso do SAPL para a articulação e compilação de normas jurídicas e o desenvolvimento de ato normativo para TI.

Futuro

Cardoso explicou que há o planejamento de, para o segundo semestre, serem realizadas oficinas virtuais sobre o sistema e até mesmo parcerias entre o Interlegis e a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo para a promoção de oficina presencial. “Com mais câmaras usando o sistema, maior será a necessidade dessas oficinas para aprendizado e capacitação.” Ele revelou ainda que a funcionalidade Agenda era disponibilizada pelo Saap original e, agora, foi incorporada ao sistema. "Para os próximos meses, novas funcionalidades devem ser desenvolvidas e lançadas, como a importação de contatos, a geração de mala direta, o envio de e-mails, o cadastro de atendimentos e a melhoria do layout para smartphones. Daqui para frente, o Saap atingirá um nível cada vez maior, graças à comunidade que está empenhada em melhorar o projeto, de forma que será possível atingir o mesmo nível de funcionalidades que havia no projeto original", concluiu o servidor.

A Câmara de Divinópolis (MG) já aderiu ao Saap. Conheça aqui.

Assista a palestra na íntegra

Gitec

O Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec) existe desde 2004 e é formado por voluntários das casas legislativas brasileiras. Por meio da troca de experiências entre o Senado e os corpos legislativos de todo o país, o grupo, integrado por vereadores, profissionais de TI e representantes de câmaras e assembleias, propicia a criação de laços de confiança e amizade e, principalmente, oportuniza uma série de inovações tecnológicas que podem ser interligadas às rotinas do ambiente legislativo em grandes metrópoles e nas pequenas cidades.

Foto: Gean Lima

Saiba mais:

Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar é implantado no Legislativo

Câmara de Novo Hamburgo/RS aperfeiçoa software do Interlegis

Coordenador de TI deve modernizar gestão dos gabinetes