SindProfNH cobra medidas de segurança para escolas atingidas por enchentes em Novo Hamburgo
No documento, assinado pela presidenta do SindProfNH, Luciana Andréia Martins, o sindicato destaca a necessidade urgente de ações claras e eficazes para proteger a integridade física da comunidade escolar. "É desolador ver as imagens que inundam as ruas e nossas escolas submersas, mas garantir a integridade física da comunidade escolar é fundamental", afirmou Martins.
O ofício lista cinco perguntas críticas para a Comissão de Educação, buscando detalhes sobre as medidas que serão adotadas:
Limpeza e Higienização: Como será realizada a limpeza, a higienização e a desinfecção dos locais atingidos?
Equipamentos de Segurança: Como serão distribuídos os equipamentos de segurança aos trabalhadores da limpeza?
Revisão das Instalações Elétricas: Como será realizada a revisão das instalações elétricas dos espaços atingidos?
Estruturas dos Prédios: Como será realizada a revisão das estruturas dos prédios atingidos?
Recursos Financeiros: Serão destinados recursos financeiros extras?
O SindProfNH enfatiza a importância de uma resposta rápida e eficaz para evitar riscos à saúde e para garantir a segurança dos professores, alunos e demais trabalhadores das escolas. “Consideramos temerário que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham contato com estes locais sem os equipamentos de segurança necessários”, alertou a presidenta.
Além de solicitar informações detalhadas, o sindicato reafirma seu compromisso com o diálogo permanente e com a busca de uma educação pública de qualidade, inclusiva e democrática.
A Comissão de Educação, composta pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PSDB), pela relatora Lourdes Valim (Republicanos) e pelo secretário Cristiano Coller (PP), ainda não se manifestou oficialmente sobre o ofício enviado pelo SindProfNH. O documento será encaminhado à Secretaria de Educação de Novo Hamburgo e o colegiado cobrará medidas para atender às demandas apresentadas pelo sindicato dos professores e garantir a segurança nas unidades escolares afetadas pelas enchentes.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne às segundas-feiras, a partir das 17 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.