Sindicato dos professores entrega pauta de reivindicações para Coedu

por Maíra Kiefer última modificação 17/05/2021 23h23
17/05/2021 - A Comissão de Educação e Desporto (COEDU) da Câmara hamburguense recebeu nesta segunda, 17, ofício do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProf-NH) sobre o retorno das aulas presenciais e a pauta de reivindicações da greve sanitária. Um grupo de educadores se dirigiu no final da tarde ao Legislativo em carros com faixas e alto-falante. Além de pedir a vacinação dos profissionais, adiada para o próximo sábado, 22, devido à decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a imunização de professores em Esteio, cujos reflexos repercutiram em várias cidades do Estado, a categoria pleiteia apoio do Parlamento para intermediar agenda com o Executivo para o debate de outros sete itens.
Sindicato dos professores entrega pauta de reivindicações para Coedu

Foto: Daniele Souza/CMNH

Entre as reivindicações (leia o documento na íntegra) estão a testagem em massa e periódica de trabalhadores da educação e estudantes; aquisição de máscaras adequadas (PFF2 ou N95)e protetores faciais de qualidade; instalação de torneiras adequadas; garantia de, no mínimo, 20% da carga horária com aluno para atender no remoto; limpeza total das salas de aula na troca de turmas; e orientações da sistematização dos atendimentos enquanto rede.

Gabriela Telles, primeira tesoureira do SindProf-NH, afirmou que a entidade fará um encontro virtual na noite desta segunda para avaliar a adesão à greve sanitária. “Sabemos que muitos, mesmo com medo do contágio, não aderiram porque estão preocupados com a possibilidade de receber faltas e desconto no salário. O que nós queremos do Executivo é um cronograma de vacinação que incluam professores de todas as redes e também os funcionários e colaboradores das escolas.” Gabriela apontou também haver muitas dúvidas sobre o funcionamento do ensino híbrido, tanto para os educadores quanto para os pais.

Conforme o presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun (PP), a comissão encaminhará um pedido de informações à prefeitura pontuando os questionamentos do sindicato. O grupo de trabalho, integrado ainda pelo relator Ricardo Ritter (PSDB) e o secretário Gustavo Finck (PP), também defende a vacinação dos educadores.

 

registrado em: