Sessão solene premiará profissionais da cultura de Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 06/10/2023 16h49
06/10/2023 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo promoverá na próxima terça-feira, 10, sessão solene para a entrega do Prêmio Cultural Ernesto Frederico Scheffel. Na oportunidade, serão concedidos oito troféus a cidadãos com destacada atuação cultural, artística e literária no município.

Conforme o Projeto de Decreto Legislativo nº 7/2022, cada vereador tem a possibilidade de indicar um agraciado, personalidades que, no desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e literárias, tenham revelado criatividade, seriedade e comprometimento com a preservação dos valores culturais do município hamburguense, a exemplo do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, um artista de muitos talentos, que foi um grande pintor, restaurador, músico e compositor brasileiro com reconhecimento internacional. 

Indicados:

– Graziela Pires da Silva (Enio Brizola);

– Guilherme Henz (Raizer Ferreira); 

– Ilmo Saueressig (Gerson Peteffi);

 Issur Israel Koch (Cristiano Coller);

 Katy Leal (Semilda - Tita);

 Laura Callegaro de Oliveira (Felipe Kuhn Braun);

 Luis Fernando Rodembuch (Inspetor Luz);

– Tayla Camara (Gustavo Finck).


Ernesto Frederico Scheffel

Nascido em 8 de outubro de 1927 no atual município de Campo Bom, Scheffel mudou-se com sua família para Hamburgo Velho aos 8 anos de idade. Foi em Novo Hamburgo que o artista recebeu as primeiras noções de pintura a óleo sobre madeira. O anseio pela evolução nos estudos o conduziu a Porto Alegre em 1941, quando ingressou na Escola Técnica Parobé e no Instituto de Belas Artes. Em 1950, viajou a estudo para o Rio de Janeiro, onde permaneceria por nove anos. Foi na então capital federal que o artista conquistou uma premiação que o levou à Europa. Lá, conheceu Florença, em cujas cercanias fixaria seu ateliê por décadas. Ainda assim, mesclou temporadas no Brasil, cultivando suas raízes em Novo Hamburgo.

Em 1974, durante as comemorações do sesquicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o então prefeito Miguel Schmitz ofereceu a Scheffel um espaço à sua escolha para a instalação de um museu de arte. O prédio escolhido, construído em 1890 pelo agrimensor Adão Adolfo Schmitt, era um antigo encanto do artista plástico desde sua infância em Hamburgo Velho. Recuperada pelo arquiteto Nelson Souza, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel foi inaugurada em 5 de novembro de 1978. Hoje, o espaço, localizado na avenida General Daltro Filho, 911, abriga um acervo de 385 obras do artista, entre pinturas, desenhos e esculturas.

Seu empenho, sua dedicação e a representatividade de sua obra levaram a Câmara a lhe agraciar com o título de Cidadão de Novo Hamburgo em 2004. Após lutar contra um câncer no final de sua vida, Scheffel faleceu em julho de 2015, aos 87 anos.

registrado em: ,