Sessão Solene premia profissionais de segurança que se destacaram na defesa dos cidadãos de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 15/09/2023 03h41
14/09/2023 – A noite desta quinta-feira, 14, foi de homenagem aos profissionais que se destacaram pela bravura na defesa dos cidadãos hamburguenses. O Plenário Luiz Oswaldo Bender da Câmara de Novo Hamburgo foi palco da entrega do Prêmio Mérito de Segurança Pública que homenageou o soldado Olavio Valério Flesch Gonçalves, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar; o policial militar Leandro Moraes da Rosa, segundo-sargento do 3º Batalhão de Polícia Militar; o guarda municipal Adriano Saraiva Pinto; e o policial civil Márcio Velasco Goris, da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo. Autoridades, familiares e amigos acompanharam a honraria.
Sessão Solene premia profissionais de segurança que se destacaram na defesa dos cidadãos de Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Compuseram a mesa diretora o vereador Inspetor Luz (MDB), representando na solenidade o presidente Fernando Lourenço (PDT); o delegado da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo, Tarcísio Lobato Kaltbach; o comandante do 3º batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jaques Fernando Pires Peiter; o comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar, capitão André Borges Fernandez; e o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon. A premiação foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 6/2011. 

Responsável por conduzir a solenidade, o vereador Inspetor Luz usou a tribuna para destacar os feitos profissionais de cada um dos homenageados. “Tem certas coisas que não se aprende em academias e escolas de polícia. Certas coisas estão no sangue, na intuição, no querer fazer. Só se chega neste patamar com um time que trabalha em harmonia. Aqui em Novo Hamburgo, temos policiais civis extremamente preocupados e educados com os cidadãos: essa é a realidade da 1ª Delegacia de Polícia”, disse o parlamentar ao colega Márcio Velasco Goris, ressaltando que o feeling investigativo do jovem policial merece ser reconhecido. “Tu tem o meu carinho, o meu apreço e a minha admiração”, disse. 

Gerson Peteffi (MDB) destacou que é uma noite em que as pessoas de bem estão na Casa Legislativa ou aqui representadas. “Quem gosta da ordem, da disciplina, que tem família, que valoriza o que conquistaram estão aqui. Nosso país tem cura, tem futuro. Me sinto gratificado por homenagear aqui pessoas que trabalham diuturnamente, que saem dos seus lares sem certeza de que irão voltar. Vocês são nosso esteio, nossa garantia. Essa sessão é a mais importante do ano, na minha opinião de cidadão hamburguense e de trabalhador na área da saúde há 40 anos. Hoje é uma noite de homenagem, trago um abraço a todos vocês. Obrigada. Muita saúde, inteligência e técnica. Que o governo olhe com mais carinho as nossas forças de segurança. Vida longa às corporações aqui representadas”, afirmou. 

Semilda dos Santos – Tita (PSDB) relatou estar sem palavras para traduzir sua satisfação com a segurança pública do município. “Quanto esforço fazem para nos defender dessa sociedade que está tão doente. Que vocês levem no coração, todos vocês, o meu carinho e o amor que tenho. No Vale do Taquari, nesta tragédia recente com as chuvas, estavam engajados em ajudar a população, especialmente a Brigada Militar. Vocês demonstraram porque foram escolhidos para essa missão. Se eu em sinto segura é porque vocês existem e estão fazendo um belo trabalho”, apontou a parlamentar. 

Cristiano Coller (PTB) afirmou que ver a Casa cheia é muito bonito e especial. Ele destacou que foi na sua presidência, ano passado, que o Legislativo voltou a colocar em prática a premiação, criada em 2011. “A Câmara tem feito um papel muito importante na nossa sociedade, prestando reconhecimento aos policiais e bombeiros. Vocês quatro estão sendo homenageados hoje, mas muitas outras pessoas ajudaram vocês a estar aqui nesta noite. O número de apreensão feita pela polícia civil é enorme, já prestamos diversas homenagens à instituição. Todos merecem parabéns”, salientou o vereador. Coller destacou que os dois carros devolvidos pela Câmara para a Prefeitura receberam o pedido de encaminhamento para a Brigada Militar e Polícia Civil. “Vocês dão as suas vidas para cuidarem das nossas. Muito obrigada a todos”. 

Os vereadores Ito Luciano (PTB) e Raizer Ferreira (PSDB) deixaram congratulações por escrito aos homenageados e justificaram as ausências no evento. 

Autoridades 

O delegado Tarcísio Lobato Kaltbach frisou o respeito e a admiração pelos agraciados da noite e aos colegas de trabalho. “É com muita honra que nos reunimos para homenagear os policiais. Esse reconhecimento também celebra o trabalho incansável de homens e mulheres que são corajosos, e não se trata somente de resolver crimes e realizar prisões. Ao reconhecer o mérito, também reforçamos a bravura e o profissionalismo com os quais vocês enfrentam as situações difíceis do dia a dia”, relatou. O delegado enfatizou a importância de uma abordagem comunitária para a aplicação da lei, em que os policias trabalhem em parceria com os cidadãos para criar uma sociedade justa e segura. “Devemos continuamente apoiar nossos policiais, com recursos, treinamento e ações que permitam desenvolver suas funções de forma eficaz. Ninguém faz nada sozinho, precisamos fazer conjuntamente, onde todos são responsáveis pelas falhas e o sucesso. Trabalho em equipe. Nunca duvidar da própria força. Superar qualquer problema. Essa premiação é uma oportunidade para homenagear aqueles que dedicam suas vidas a proteger o anônimo. Vocês são verdadeiros heróis em nossa comunidade”, apontou. 

O tenente-coronel Jaques Fernando Pires Peiter também disse ser uma honra comemorar pelo segundo ano consecutivo a premiação. Quero destacar o quanto isso representa a todos os profissionais da segurança pública: carinho, reconhecimento e lembrança a eles que colocam em risco as suas vidas pelas de vocês. Todos os homenageados nos orgulham muito. Vocês terem sido escolhidos pelas chefias demonstra o quanto são importantes para nós. É uma honra BM conceder este prêmio a você, Leandro. Um PM com mais de 30 anos de serviços prestados. Um homem que veio no início dos anos 90 veio para Novo Hamburgo e que até hoje está trabalhando. Que se dedica, muitas vezes, 16 horas por dia, e realiza um trabalho para todos, não somente é um trabalho para a Brigada ou para ele, mas para a sociedade, mesmo com o risco da própria vida. Você é um trabalhador incansável e exemplar”, enumerou Peiter. O tenente ainda enfatizou a importância da premiação e a necessidade de mantê-lo vivo pela felicidade que ele proporciona aos homenageados. “Estamos de pé para manter a ordem no município, para servir e proteger a todos. Quero destacar aqui um grande feito da corporação. Neste mês, tivemos a marca significativa de apenas seis veículos roubados. Em setembro de 2015, tivemos 152 veículos roubados. Queríamos que fosse zero, claro. Mas precisamos ressaltar que é um trabalho resultado de muitas mãos e cabeças que pensam juntas. Esse número histórico é para vocês. É para vocês. Nós vibramos com o resultado, mas é para vocês”, celebrou.

O capitão André Borges Fernandez mencionou que foi agraciado para estar presente nesta homenagem considerada tão importante, já que é titular de São Leopoldo. “Nós oferecemos nossas vidas diariamente e de forma altruísta para um bem maior, para o bem da sociedade. Assim como os bombeiros, todas as demais forças atuam com o risco da própria vida e isso deve ser reconhecido pelos membros da sociedade. Temos as missões de combate, prevenção de incêndio, busca e salvamento e defesa civil. O bombeiro quando sai de casa não sabe onde que vai atuar, se no engasgo de um bebê, em uma enchente, ou em um incêndio a 500 graus de temperatura. Dedicamos a nossa vida a prestar um serviço de qualidade. Soldado Flesch não é por acaso que você está sendo homenageado. Você tem atuado além da sua carga horária, sem hora-extra, especialmente nas últimas enchentes no município. Parabéns”, falou. Antes de finalizar o pronunciamento, o capitão destacou que a corporação também contribui com a economia do município. “A partir do momento que temos uma cidade segura, mostramos que os empresários podem investir na cidade”, manifestou. 

O general Roberto Jungthon afirmou ser uma satisfação retornar à Casa em um momento tão especial. Ele destacou que as pessoas que decidiram escolher essa corporação passam por uma seleção difícil. “Aos que fizeram essa escolha e carregaram consigo todos os familiares, essas pessoas admiram vocês, se alegram e se entristecem com vocês e hoje estão aqui para dar um testemunho de que compartilham com vocês os mesmos valores cotidianamente. Vocês entregam à sociedade um serviço público de qualidade. As instituições passam de geração a geração os valores através das pessoas que escolhem fazer parte dela. Não é fácil. É por isso que diante de todas as dificuldades, nós reconhecemos os seus trabalhos, muito obrigada, vocês sim são merecedores”, disse. Sobre o homenageado, salientou que representa a primeira turma da Guarda Municipal de Novo Hamburgo e já tem mais de 30 anos na corporação. “Logo no início já andou salvando gente por aqui. Fez uma escolha em ser guarda e, por ter se dedicado à área de enfermagem, tem contribuído muito na formação dos nossos agentes. O valor de preservar a vida tem sido transmitida a todas as turmas que chegaram depois de 1992. Você faz um serviço de doação e de transmissão de tradição de valores. Obrigado, Saraiva”.

Perfil dos homenageados

Corpo de Bombeiro: O soldado Olavio Valério Flesch Gonçalves é um militar disciplinado e está sempre disposto ao atendimento das ocorrências. Destaca-se também na sua voluntariedade para auxiliar os colegas nas atividades do dia a dia. Militar dedicado, está sempre em busca de mais conhecimento para melhorar sua qualificação nas atividades da profissão, tanto que se qualificou como motorista de pesada e atividades de salvamento aquático (salva-vidas). Destacou-se ultimamente nas inundações ocasionadas pelo ciclone que atingiu o Estado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2023, nas quais trabalhou de forma voluntária para o atendimento da comunidade de Novo Hamburgo e região.

Em seu discurso de agradecimento, o soldado disse se sentir honrado com a premiação. “Represento aqui o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, a corporação de Novo Hamburgo. Nada seria possível se não fosse meus colegas que, diariamente, estão ao meu lado nas diversas ocorrências. Eu nada seria se não fosse a minha família e os meus amigos que me apoiam. Nossa corporação estará sempre pronta para proteger e salvar não somente os bens materiais, mas, principalmente, nosso bem maior: a vida.”


Guarda Municipal: O agente Adriano Saraiva Pinto é reconhecido pelo alcance de nível de preparação técnica proporcionado aos seus colegas de serviço para o atendimento às ocorrências de primeiros socorros. Destacam-se aquelas que exigiram a execução da manobra de Heimlich, cujo treinamento é ministrado por este servidor e que, por meio dela, puderam salvar vidas de bebês em engasgo. Funcionário que desempenha o seu serviço desde o início da história dessa instituição como Guarda Municipal e possui a capacitação adequada e necessária que compõem a formação dos demais agentes nas disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar e Atendimento Pré-Hospitalar Tático e Suporte Básico de Vida durante o curso de formação aos ingressantes. Também atua em parceria com as escolas deste município, realizando treinamentos em Primeiros Socorros em preparação do corpo docente para quaisquer necessidades emergenciais. Ainda realiza palestras em postos de saúde à comunidade disponibilizando conhecimentos que podem salvar vidas.

O agente destacou que trabalha com crianças há muitos anos e que está na corporação há 31 anos e seis meses. “Sou também enfermeiro e tenho o privilégio de treinar a guarda municipal há alguns anos”, disse. Ele falou sobre sua trajetória profissional e mostrou aos presentes uma caixa com objetos que, segundo ele, não tem preço, mas valor, e que são presentes de algumas turmas que já formou. “Muito obrigada por terem escolhido meu nome, eu estou aqui não só por mim, mas por todos os meus colegas. Quero agradecer ao Legislativo, um dos lugares mais importantes da cidade, pela honraria. O que importa é o que tu é como pessoa, no coração e na mente. É isso que faz um bom profissional, não é a farda, o título, o uniforme e o poder que te faz um bom profissional ou a boa pessoa. Precisamos dar o melhor de nós em prol do outro.”

Polícia Civil: O policial civil indicado Márcio Velasco Goris, inspetor de Polícia da 3ª classe, está atualmente lotado no setor de investigação da 1ª DP de Novo Hamburgo. Trata-se de um profissional que se destacou positivamente neste ano, demonstrando requisitos que fizeram com que se sobressaísse a seus pares, como a desenvoltura nas atividades de investigação policial, perspicácia, comprometimento e eficiência na obtenção de resultados que engrandeceram a Polícia Civil gaúcha com a apreensão de grande quantidade de drogas (45 Kg de cocaína), prensa hidráulica e demais apetrechos para a fabricação da droga, além da descoberta de um laboratório de fabricação de tijolos de cocaína que abasteceriam Novo Hamburgo e demais Municípios do Vale dos Sinos. O trabalho mencionado acima diz respeito à execução de atividades investigatória fora de seu horário de expediente, demonstrando seu grande comprometimento com a Instituição. Cabe ressaltar também que este policial civil participou ativamente das investigações que culminaram na localização de um depósito de drogas (5 kg de maconha), armas (3 pistolas e 2 armas longas), munições, fardamento militar e coletes a prova de bala, que seriam utilizados na guerra entre facções atuantes no litoral gaúcho.

O policial saudou os amigos homenageados e agradeceu à Câmara pela honraria. Conforme Márcio, é sempre gratificante para a segurança pública ter seus agentes reconhecidos e valorizados. “Agradeço a todos os meus colegas, especialmente ao setor de investigação, pelos desafios e conquistas alcançados.” Ele citou como grandes feitos do grupo a maior apreensão de anfetamina da história da Polícia Civil gaúcha, o que daria para produzir 75 mil comprimidos de êxtase, além de outra operação que confiscou 25 kg de cocaína preta. “Estendo a homenagearem a todos os colegas da 1ª DP. Na segurança pública, não trabalhamos sozinhos. Todos aqui poderiam estar sendo homenageados. É orgulho fazer parte de uma delegacia tão importante para o nosso estado. Sigam acreditando e confiando em nosso trabalho porque a Polícia Civil estará sempre pronta para proteger e defender os cidadãos.”

Brigada Militar: O 2º Sargento Leandro Moraes da Rosa, desde sua inclusão na Brigada Militar em 15 de junho de 1992, já desempenhou as mais diversas funções, desde o policiamento ostensivo até escalante de companhia operacional e auxiliar da 3ª Seção, responsável pela organização de operações policiais, com base em levantamento e controle de dados estatísticos de criminalidade e, principalmente, a qualificação da tropa através de cursos, treinamento e habilitações. Atualmente, o militar está classificado na 4ª Seção, responsável pela logística, patrimônio e orçamento deste Batalhão. Destaca-se o excelente trabalho realizado pelo profissional, que sempre demonstrou por meio de suas atitudes, independente do setor em que estivesse classificado, profissionalismo, dedicação, ética, responsabilidade e comprometimento institucional, requisitos indispensáveis ao Policial Militar. Sempre que necessário, se dispôs a colaborar, ausentando-se, muitas vezes, da companhia de seus familiares e seus períodos de folga. Não mede esforços no desenvolvimento de suas missões, contribuindo para um melhor atendimento à comunidade de Novo Hamburgo e para a redução dos índices de criminalidade acompanhado pelo Sistema Avante da Brigada Militar. A dedicação do militar já foi reconhecida pela instituição em outras honrarias, como a Medalha da Brigada Militar, em 2019. O policial é motivo de orgulho para seus superiores e de exemplo a ser seguido por seus pares.

O sargento Leandro refletiu a alegria em estar sendo homenageado na presença da família e dos amigos. “Eu só tenho a agradecer. Para desenvolver um bom trabalho, tudo começa em equipe. A minha história começou aqui em Novo Hamburgo em 1992. São mais de 20 nos só na rua, agora na logística. Me orgulha o reconhecimento, oficiais e praças, pelo trabalho feito ao longo deste tempo. Quero parabenizar a Casa do povo por esse prêmio, por esse incentivo, a cada operador de segurança pública. Temos inúmeras missões, metas, mas uma das principais que cada um deve ter, a primordial é, defender a sociedade mesmo correndo risco, e voltar para casa vivo. Agradeço de coração a cada um de vocês que estão aqui hoje. Que eu possa ficar de exemplo para os mais novos, porque esse prêmio coroa uma carreira de mai de 30 anos. Estou muito grato e emocionado”, finalizou.

A banda de música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos esteve presente no evento é fez a apresentação dos hinos Nacional e rio-grandense.

Premiação

Por indicação da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Civil, quatro profissionais das corporações recebem reconhecimento por seu desempenho no cuidado com a população de Novo Hamburgo. Criado pela Câmara em 2011, o prêmio Mérito Profissional de Segurança Pública distingue os escolhidos por suas atuações e atos de bravura ao longo do ano. Depois das edições de 2012 e 2014, a honraria voltou a ser entregue em 2022 por iniciativa da Mesa Diretora da Casa. 

Assista à solenidade na íntegra

Clique na foto para ver o álbum fotográfico da sessão solene

Entrega do Mérito da Segurança