Sessão solene nesta quinta homenageia os 190 anos da IENH

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/08/2022 19h54
1º/08/2022 – Em 1832, imigrantes alemães fundaram em Hamburgo Velho a escola que daria origem, décadas mais tarde, à Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Passados 190 anos, a IENH cresceu, inaugurou novas unidades, expandiu suas modalidades de ensino e se consolidou com um dos principais polos educacionais da região. Para celebrar o aniversário e a história da instituição, a Câmara de Novo Hamburgo promoverá uma sessão solene na noite desta quinta-feira, 4. Proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PP), a cerimônia será realizada no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro, e terá transmissão ao vivo da TV Câmara pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH. A solenidade tem início previsto para as 19h.
Sessão solene nesta quinta homenageia os 190 anos da IENH

Arte: Mizael Tobias/CMNH

Histórico

Ao desembarcarem no Brasil na primeira metade do século 19, uma das principais preocupações dos imigrantes alemães residia no estabelecimento de escolas. O compromisso com a educação e a criação de espaços de ensino exerceram papel fundamental no desenvolvimento dos núcleos de colonização. Em 1832, oito anos após a chegada dos primeiros germânicos ao Vale do Sinos, era inaugurada a Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, hoje Unidade Pindorama. Foi o início do que viria a se tornar a IENH.

No final do século, ainda surgiriam o Oswaldo Cruz e a Fundação Evangélica, os outros dois espaços administrados pela instituição. Juntas, as três unidades garantem a oferta desde turmas de educação infantil até cursos de pós-graduação. Um de seus diferenciais está na implantação do currículo bilíngue na educação básica, pioneiro na região. A IENH também pauta suas diretrizes educacionais pela ênfase na liderança, no empreendedorismo e na responsabilidade socioambiental.

registrado em: