Sessão solene nesta quinta comemora os 130 anos do Grêmio Atiradores

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/07/2022 20h45
11/07/2022 – Na próxima semana, o Grêmio Atiradores Novo Hamburgo completa 130 anos de sua fundação. Para dar início às comemorações, a Câmara prepara uma sessão solene para a noite desta quinta-feira, 14. Proposta pelo presidente Cristiano Coller (PTB), a atividade tem início previsto para as 19h. A cerimônia será realizada no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro, e terá transmissão ao vivo da TV Câmara pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Histórico

No dia 18 de julho de 1892, sete imigrantes alemães se reuniram na casa de Johann Strattmann e fundaram a Schützenverein von Neu Hamburg, que mais tarde se tornaria o Grêmio Atiradores. A iniciativa seguiu uma tendência observada na reta final do século, com a expansão das sociedades de tiro ao alvo no sul do Brasil a partir da influência cada vez maior da cultura germânica.

Ao longo de sua trajetória, o Atiradores buscou promover a seus associados a prática esportiva e a oferta de atividades recreativas e culturais. O clube também se manteve atento às necessidades da comunidade de seu entorno, o que inclusive lhe rendeu reconhecimento de utilidade pública. Em 1918, por exemplo, no auge da gripe espanhola, a agremiação cedeu suas instalações para que o então governo municipal de São Leopoldo instalasse um hospital com capacidade para quase 300 pacientes.

Atualmente, o Atiradores também se destaca por sua preocupação ambiental. Sua área de dez hectares no bairro Rondônia preserva a mata nativa e forma um cinturão de proteção à flora e fauna locais. Com diversos departamentos esportivos e culturais, o clube passa hoje por um momento de recuperação de seu patrimônio e de seu quadro social. Presidido por Sabrina Wildner, o Grêmio Atiradores contabilizava em fevereiro um total de 8.350 associados, entre titulares e dependentes.

registrado em: