Sessão solene nesta quinta celebra os 45 anos da Fundação Scheffel
Nascido em 8 de outubro de 1927 no atual município de Campo Bom, Ernesto Frederico Scheffel mudou-se para Hamburgo Velho com sua família aos 8 anos de idade. Após estudar em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, conquistou um prêmio que o levou à Europa. Lá, conheceu Florença, em cujas cercanias fixaria seu ateliê por décadas. Ainda assim, mesclou temporadas no Brasil, cultivando suas raízes em Novo Hamburgo.
Em 1974, durante as comemorações do sesquicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o então prefeito Miguel Schmitz ofereceu a Scheffel um espaço à sua escolha para a instalação de um museu de arte. O prédio indicado, construído em 1890 pelo agrimensor Adão Adolfo Schmitt, era um antigo encanto do artista plástico desde sua infância em Hamburgo Velho.
Recuperado pelo arquiteto Nelson Souza, o casarão de características neoclássicas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga hoje a Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Inaugurado em 5 de novembro de 1978, o museu localizado na avenida General Daltro Filho, 911, reúne um acervo de mais de 350 obras do artista, entre pinturas, desenhos e esculturas. Scheffel faleceu em julho de 2015, aos 87 anos.