Sessão solene homenageará os 125 anos da Sociedade Ginástica

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/07/2019 19h01
11/07/2019 – Há exatos 125 anos, antes mesmo da emancipação política da cidade, um grupo de jovens de ascendência germânica reuniu-se para a fundação da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. O clube, sustentado pelo tripé esportes, lazer e recreação, desenvolveu-se ao longo do século seguinte e se consolidou como referência para diversas modalidades. Como forma de reconhecimento à representatividade da instituição, a Câmara de Novo Hamburgo promoverá sessão solene na próxima quinta-feira, 18 de julho, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. Com início às 19h, a atividade foi proposta pelo presidente do Legislativo, Raul Cassel (MDB).
Sessão solene homenageará os 125 anos da Sociedade Ginástica

Divulgação/SGNH

Sociedade Ginástica

Batizada de Turnverein Neu Hamburg, a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo foi fundada no dia 11 de julho de 1894 por um grupo de 18 jovens. Baseados nos princípios difundidos pelo atleta e pedagogo prussiano Friedrich Ludwig Jahn, os filhos e netos de imigrantes alemães estabeleceram sua sede social na atual rua Joaquim Nabuco. Como o espaço era reduzido, o primeiro exercício possível foi o da dança.

Com uma sede maior a partir de 1908, enfim teve início a prática da ginástica artística, com aparelhos vindos da Alemanha. Quatro anos mais tarde, no hoje Calçadão Osvaldo Cruz, um espaço próprio foi inaugurado, sendo introduzido também o bolão. A mudança para a atual sede no bairro Rio Branco, a partir de 1950, impulsionou novos esportes. Hoje, a SGNH ostenta acima de seu logotipo nove estrelas, em alusão ao heptacampeonato mundial de punhobol e aos dois mundiais de tênis interclubes na categoria 55 anos, conquistados em 1992 e 1994.

registrado em: