Sessão solene comemora os 25 anos do CTG Essência da Tradição

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/10/2021 00h30
28/10/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo se reuniu em sessão solene na noite desta quinta-feira, 28, para celebrar o 25º aniversário do CTG Essência da Tradição. A cerimônia, proposta pelo vereador Enio Brizola (PT) e acolhida pelos demais parlamentares, destacou o trabalho sociocultural desempenhado pela entidade ao longo de sua história. O evento foi realizado no Plenário do Legislativo e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara. O CTG, com sede no bairro Canudos, completou seu primeiro quarto de século no último dia 18.
Sessão solene comemora os 25 anos do CTG Essência da Tradição

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

“O Essência da Tradição é uma entidade plena porque, além de suas atividades, a porta está sempre aberta a quem precisa. Foi assim nos piores momentos que esta cidade enfrentou com as enchentes e foi assim agora na pandemia. Não temos nada a questionar sobre quaisquer de seus departamentos. O que torna esta entidade de fato plena é justamente o conjunto; é o seu engajamento e seu compromisso com o futuro da tradição gaúcha”, frisou Brizola.

O vice-presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), falou sobre o cordial acolhimento oferecido pelos tradicionalistas. “Muitas vezes tivemos homenagens nesta Casa para empresas que trazem o progresso para Novo Hamburgo ou para escolas, extremamente importantes para desenvolver a capacidade intelectual e cultural dos alunos. Hoje, a homenagem ao Essência da Tradição reúne todas essas características. O CTG é um dos poucos lugares onde podemos levar nossas famílias com tranquilidade. Nosso respeito pela entidade é muito grande. Os CTGs trazem essa aura de personalidade, ensino, boa conduta e a certeza de que, lá dentro, estaremos em uma casa do bem, onde seremos acolhidos de forma querida e respeitosa”, ressaltou.

Os vereadores Darlan Oliveira (PDT) e Sergio Hanich (MDB) também participaram da solenidade. Serjão destacou os jovens rostos que acompanharam a sessão do plenário e salientou que a juventude é, além do futuro da cidade, o caminho para a perpetuação da cultura gaúcha. O vereador também aproveitou a homenagem para defender a busca junto à Prefeitura de uma sede mais ampla para o Essência da Tradição. “Tenho o maior respeito por esta instituição e por todos vocês que aqui estão. Agradeço o carinho e a recepção de vocês, que sempre nos fazem sentir à vontade”, afirmou.

25 anos de tradicionalismo

Pode-se dizer que o CTG Essência da Tradição nasceu em uma reunião familiar. Durante uma comemoração de aniversário, um grupo de pessoas levantou o desejo de criar um espaço para vivenciar e perpetuar a cultura gaúcha. Uma reunião foi agendada para o dia 18 de outubro de 1996. O encontro marcou a fundação do centro tradicionalista.

Inicialmente, as atividades eram realizadas na residência do casal Elson e Helena Foss. Em outubro de 1997, a entidade obteve a permissão de uso de área pública ao lado da praça Augusto Severo, na rua Ícaro. Em 2000, a Prefeitura retomou o terreno e indicou outro espaço para a instalação do CTG. Desde então, o Essência da Tradição mantém seu endereço junto à rua Nicolae Vasilescu, 384.

Atualmente, a entidade conta com grupos de dança, dois dos quais se apresentaram durante a solenidade, e tem se destacado nos rodeios de tiro de laço e na formação de prendas e peões. O CTG também atua na área socioassistencial, arrecadando alimentos para famílias de baixa renda.

O patrão do Essência da Tradição, Claudinei Mendes, agradeceu a homenagem e fez questão de enaltecer todas as pessoas que o antecederam. “Esses primeiros 25 anos foram de uma longa e linda história de cultura, parceria e amizade. Estou há um ano à frente do CTG. Não é fácil, mas vou cumprir meu mandato com muito orgulho. Quando vejo nas nossas cavalgadas uma criança no lombo de um cavalo, isso me motiva, me dá gás. Fico tranquilo porque a nossa cultura, a nossa tradição e os nossos valores seguirão”, pontuou.

O vice-patrão, Vilmar Oliveira, subiu à tribuna e, por meio de uma declamação, mencionou cada um dos 14 vereadores hamburguenses, enalteceu o tradicionalismo e solicitou que a Câmara encabece um projeto para implantar a cultura gaúcha nas escolas municipais. “Com certeza os CTGs estarão ao lado de vocês e prestarão ajuda. Muitos estudantes desconhecem a nossa cultura”, relatou.

No início de sua fala, Enio Brizola comentou sobre a data da sessão solene coincidir com o 55º aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O coordenador da 30ª Região, Carlos Moser, contou um pouco sobre o trabalho da entidade. “Os pensadores do MTG tinham o entendimento de resgatar as lidas do campo para dentro das cidades. Com os tempos modernos, isso evoluiu. Hoje, as nossas entidades tradicionalistas não se resumem a isso. Elas estão inseridas, e o Essência da Tradição é um exemplo disso, no seio de comunidades muitas vezes carentes. E lá se faz necessário o assistencialismo e o voluntariado. Está descrito na nossa carta de princípios: auxiliar o Estado na solução de seus problemas. Enquanto persistirem esses ideais, o movimento irá perdurar”, concluiu.

Além das duas apresentações de dança, a solenidade foi encerrada com uma declamação da jovem prenda Rafaela Michelon.

Acompanhe a sessão solene na íntegra: