Sessão desta quarta encerra a 18ª Legislatura

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/12/2024 20h45
11/12/2024 – Em cumprimento ao que determina a legislação municipal, a Câmara de Novo Hamburgo realizou nesta quarta-feira, 11, sua última sessão ordinária no ano. O derradeiro encontro também marcou a despedida do atual grupo de vereadores. Se não forem convocadas sessões extraordinárias, o Legislativo deve se reunir novamente apenas em 1º de janeiro. Mas já com novo elenco. A solenidade servirá justamente para dar posse aos eleitos no pleito de outubro.
Sessão desta quarta encerra a 18ª Legislatura

Jaime Freitas/CMNH

Dos 14 vereadores que encerram seus mandatos em dezembro, apenas cinco retomarão seus postos em janeiro: Cristiano Coller (PP), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Ito Luciano (Podemos) e Ricardo Ritter – Ica (MDB). A eles se somarão Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Eliton Ávila (Podemos), Giovani Caju (PP), Ico Heming (Podemos), Joelson de Araújo (Republicanos), Juliano Souto (PL), Nor Boeno (MDB) e Professora Luciana Martins (PT).

Mais votado entre os 14 eleitos, caberá a Cristiano Coller comandar a sessão solene de posse. Em seu último pronunciamento na tribuna durante o atual mandato, o vereador relembrou sua passagem pela presidência em 2022 e agradeceu o apoio de familiares, servidores e parlamentares. Sinto-me honrado por tudo que realizamos juntos em prol da nossa querida Novo Hamburgo. Aos meus colegas, expresso minha gratidão pela parceria, pelos debates construtivos e pela busca conjunta por soluções para as demandas da nossa comunidade. Cada um de vocês, com suas ideias e contribuições, engrandeceu esta Casa. Este é um momento de reflexão, agradecimento e renovação de compromisso. Em 2025, continuaremos lutando por uma cidade mais justa, inclusiva e próspera para todos”, comprometeu-se.

Despedidas

Na contramão dos cinco remanescentes, nove parlamentares dão adeus à Câmara, seja temporária ou definitivamente. Entre eles, o atual presidente Gerson Peteffi (MDB), que encerra seu oitavo mandato consecutivo: são 32 anos completados como vereador, um recorde na cidade. Em entrevista concedida à TV Câmara, o emedebista comentou sobre sua despedida. Saio como entrei, com ficha limpa e trabalho realizado. Foi uma trajetória de muitas obras e ações. Lutamos um bom combate e terminamos a caminhada de forma muito digna. Tentamos fazer o máximo possível. Torço agora por um excelente mandato do próximo prefeito”, desejou.

Além de Peteffi, deixam o Legislativo Darlan Oliveira (MDB), Fernando Lourenço (Solidariedade), Inspetor Luz (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (Podemos). O nono nome da lista não fará mais parte da Câmara, mas estará presente na solenidade do dia 1º de janeiro, quando será empossado prefeito ao lado do vice Gerson Haas. Com pouco mais de 63 mil votos conquistados em outubro, Gustavo Finck (PP) tornou-se o primeiro prefeito eleito em Novo Hamburgo durante o mandato de vereador. Agora, ele terá um novo desafio: comandar um orçamento bilionário e garantir a entrega de serviços a mais de 220 mil hamburguenses.

Em representação na cidade de São Paulo, o progressista não pôde participar da sessão desta quarta-feira. Ciente de sua ausência, ele antecipou sua despedida do cargo em breve manifestação durante a plenária do último dia 4. “Tive que passar pelo Legislativo para chegar ao Executivo. Aprendi muito com todos vocês, construí amigos e levarei comigo o carinho por esta Casa. Que possamos trabalhar harmoniosamente a partir de 2025, unidos pelo futuro de Novo Hamburgo. Chega de vaidade e jeitinho político. Espero contar com todos vocês para que tenhamos uma cidade pujante”, afirmou o futuro prefeito.