Sesc Novo Hamburgo oferece aulas gratuitas para conclusão do ensino médio
Além da conclusão do ensino médio, com todos os conteúdos obrigatórios, o projeto também oferece uma qualificação profissional complementar em produção cultural. As aulas presenciais ocorrem na sede da unidade, na rua Bento Gonçalves, 1537, no bairro Boa Vista. “É uma proposta muito recente, que completou em março dois anos de implantação. Queremos aproximar o jovem e o adulto da sua conclusão do ensino médio, pensando o estudante como protagonista na sociedade. É um projeto que valoriza muito a trajetória do aluno e suas diversidades. Trabalhamos com metodologias ativas, nas quais o estudante é construtor do conhecimento, juntamente ao professor”, explicou Miriam.
Ao todo, o curso tem duração de 1,2 mil horas. A seleção dos alunos ocorre mediante edital. Segundo a supervisora educacional Rose Waitikoski, o próximo recrutamento deve iniciar entre os meses de junho e julho. “No último edital, aberto em dezembro, foram 79 inscritos. Existe até uma possibilidade de ampliarmos o projeto no futuro”, contou Rose, que destacou a preocupação dos educadores com o domínio da plataforma EAD e o combate à evasão.
Após as falas, Cristiano Coller e Enio Brizola (PT) enalteceram a iniciativa. “São essenciais programas como o EJA Sesc para a elevação da escolaridade, principalmente nas comunidades periféricas da nossa cidade. Hoje, as exigências do mercado de trabalho estão bem maiores, mais seletivas. É uma oportunidade que se coloca às pessoas: a obtenção de um certificado por uma instituição tão conceituada como o Sesc”, comentou Brizola.