Servidores do Executivo falam sobre edital de Transporte Público Municipal
A Prefeitura de Novo Hamburgo promoveu recentemente uma audiência pública, que ocorreu no Centro Administrativo Leopoldo Petry, para discutir o transporte público. Na oportunidade, o Executivo apresentou 20 propostas de melhorias para o sistema de transporte público na cidade, entre elas novos horários com itinerários mais objetivos, diminuição da quilometragem final, bilhetagem eletrônica, câmeras de vigilância nos veículos e acessibilidade em todos os ônibus. O edital deverá ser concluído até 29 de setembro, quando deve ocorrer a abertura da licitação com abertura dos envelopes a partir de 31 de outubro.
Bortoli apresentou os dados do transporte público no Município e elencou os objetivos do novo modelo de edital proposto pela Administração. "Queremos criar meios para que a população tenha o transporte digno que merece. Temos o objetivo de transformar o sistema rápido, confortável e confiável, otimizando algumas linhas, aumentando a oferta de horários e itinerários e reduzindo o trânsito de ônibus na área central. A mobilidade urbana não é um sistema estático, seus problemas devem ser resolvidos de maneira rápida. Diminuiremos a frota de 192 para 160 veículos e a quilometragem final, mas otimizaremos todos os processos. A cada seis meses, teremos a opção de revisão, extinção e abertura de linhas", garantiu.
O diretor reforçou ainda cuidados adotados para evitar a perda de receita com gratuidades indevidas. "Implantaremos a bilhetagem eletrônica com reconhecimento facial, a fim de evitarmos fraudes nas isenções. Todos os veículos serão equipados com quatro câmeras de vigilância, gerando mais segurança para os usuários. Implantaremos também um Centro de Controle Operacional, responsável pelo monitoramento online de toda a frota e suas linhas. Queremos colocar em funcionamento também aplicativo informativo, com dados que facilitem o transporte dos usuários", explicou Bortoli, que detalhou os critérios para definição do valor das passagens e o sistema de transporte integrado. "A Planilha Tarifária, que leva em conta o número de passageiros, a quilometragem total rodada e os custos totais da operação, foi baseada em parâmetros adotados em grande cidades do país", afirmou.
Bortoli relatou ainda que todos os ônibus de grande porte contarão com motorista e cobrador. "Somente micro-ônibus terão dupla função", complementou. A secretária Roberta fez questão de pontuar a importância da realização da audiência pública. "Nosso intuito é melhorar o transporte público de Novo Hamburgo. Vieram diversas sugestões na audiência pública. Todas foram analisadas e estudadas. Diria que 95% delas foram de alguma forma atendidas. Inclusive encaminhamos devolutiva para todos que sugeriram melhorias. Acreditamos que o resultado final é muito bom e atende as demandas da população, mas ainda não é completo, porque para isso ainda levará tempo. Queremos transformar nosso sistema em modelo. Fomos atrás de outras cidades e identificamos como nosso transporte está defasado. Devemos ser exemplo para outros municípios, não ao contrário", ressaltou. Os vereadores Naasom Luciano (PTB), Professor Issur Koch (PP) e Sergio Hanich (PMDB) parabenizaram o trabalho realizado pela Administração e a coragem de enfrentar um problema antigo. "Estive na audiência pública, e todas as minhas demandas foram atendidas", agradeceu Serjão.
Os demais parlamentares também levantaram questões pontuais sobre o atendimento em determinadas regiões. Gerson Peteffi (PMDB) questionou sobre as isenções que não serão mais contempladas a partir da conclusão do processo licitatório. "Nosso objetivo é rever essas isenções, porque as gratuidades, de alguma maneira, precisam ser pagas. Precisamos ter um controle para mantermos um equilíbrio", atentou Roberta. Enio Brizola (PT) questionou sobre a redução da frota. "Teremos menos 64 trabalhadores, entre cobradores e motoristas", alertou. Bortoli respondeu que, apesar da redução da frota, haverá ampliação dos ônibus que contarão com mais funcionários, em função da obrigação da presença do cobrador. Brizola perguntou ainda a respeito do controle de lotação das linhas. "Na verdade, Novo Hamburgo tem tido a redução do número de usuários do transporte coletivo", apontou Bortoli. "Nosso objetivo é que a demanda do transporte público aumente, porque melhora a nossa cidade, melhora o nosso tráfego e reduz o preço das tarifas", complementou Roberta.