Servidora da Câmara representa o Parlamento em Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas

por Tatiane Souza última modificação 31/05/2022 17h23
31/05/2022 - A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, representou o Parlamento de Novo Hamburgo no XXXV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Belo Horizonte. A atividade integra a programação comemorativa dos 30 anos da educação legislativa no Brasil, instituída com a criação da Escola da Assembleia de Minas Gerais. Conforme a servidora hamburguense, a atividade busca promover o debate sobre a importância destas instituições para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Servidora da Câmara representa o Parlamento em Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas

Foto: Arquivo do evento

O encontro contou com a presença de representantes de 16 estados do país. Maria Carolina apresentou o projeto Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com a Secretaria da Educação do município. A fala ocorreu no painel “Programas para educação para a cidadania e juventude.” 

A participação no evento foi uma incrível oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por escolas do legislativo e de contas de todo o país, possibilitando, assim, a troca de experiências sobre boas práticas adotadas por cada instituição”, revelou Maria Carolina.

Conheça o vídeo institucional do Projeto Vereador Mirim

Durante o evento, foram realizadas diversas palestras e painéis, com apresentação de projetos das diferentes instituições sobre temas relacionados à formação de um corpo técnico, pós-graduação, educação para a cidadania e educação a distância. 

Segundo Maria Carolina, na manhã do dia 26, duas exposições tiveram destaque: “As Escolas do Legislativo e de Contas e os 30 anos da Educação Legislativa”, com Antônio José Barbosa, consultor do Senado Federal e Professor da Universidade de Brasília; e “Missão e Prioridades das Escolas do Legislativo e de Contas”, com Rildo Cosson, servidor da Câmara dos Deputados, professor de diversas universidades no país e autor dos livros “Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia” e “Letramento Político”. “O professor Rildo ressaltou, entre outros assuntos, a importância da institucionalização das ações das escolas do legislativo, pois uma escola precisa falar pela instituição que ela representa que é o Poder Legislativo”, destacou a servidora da Câmara.

Encerramento 

O encerramento do evento foi marcado pela apresentação do Censo da Abel 2022, que possibilitou o mapeamento da estrutura e características das 160 escolas do legislativo e de contas que responderam o questionário. Os dados obtidos serão analisados pelos membros da associação e servirão de subsídio para o estabelecimento de ações que busquem o fortalecimento destas instituições em todo o país. Também foi realizado o lançamento de mais uma publicação da Coleção em Miúdos: o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria de Madu Macedo, da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal e a Abel. 

Conforme relatou Maria Carolina, na oportunidade, aconteceu a entrega do Prêmio da Abel aos representantes das casas legislativas pelos projetos apresentados nos anos anteriores (2019-2021). Foram feitas, ainda, homenagens pelos 25 anos do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Escola de Governo da Câmara dos Deputados; do Instituto Legislativo Brasileiro, Interlegis, do Senado Federal; e pelos 30 anos da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais. 

Ao final do Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas foi lida a Carta de Belo Horizonte, documento que resume as atividades realizadas durante o evento.

Programação do evento

Saiba mais sobre o evento 

Conheça as ações da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Novo Hamburgo