Sergio Hanich toma posse como representante da população no Comitesinos

por Jaime Freitas última modificação 10/10/2019 20h55
10/10/2019 – O vereador Sergio Hanich (MDB) foi empossado membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, em São Leopoldo. O parlamentar representa a Câmara de Novo Hamburgo junto ao comitê, como integrante na categoria “Legislativos Estadual e Municipal – Grupo II – População da Bacia no Comitesinos”.
Sergio Hanich toma posse como representante da população no Comitesinos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A representação dos usuários da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos se faz por meio de três grupos: usuários da água (Grupo I); representação da população da bacia (Grupo II); e órgãos da administração direta estadual e federal (Grupo III). Sergio Hanich assumiu como suplente no período 2019/2020 do titular Guido Mário Pras Filho (PP), vereador em Taquara. No período 2020/2021, Serjão assumirá a titularidade, conforme acordo estabelecido em ata no dia da eleição, realizada em 12 de setembro.

Foram empossados no mesmo grupo o vereador de Campo Bom Victor Fernando Souza (PCdoB/titular) e o vereador de Caraá Djalmo Gomes Ribeiro (PP/suplente). O vereador de Canoas Aloísio Bomberg (PCdoB/titular) também faz parte do grupo, mas não pôde comparecer à cerimônia de posse por estar em representação em Brasília.

Na mesma reunião, todos os representantes empossados elegeram, por aclamação, a diretoria para os próximos dois anos (2019-2021). O presidente da atual gestão, Adolfo Klein, passou o cargo a seu vice, Anderson Etter, que foi alçado à presidência em nominata eleita. Etter é representante do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) e responderá pelo próximo biênio. O Comitesinos entra em sua 18ª gestão.

Comitesinos

Serjão é membro eleito da instituição, representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo na instância máxima que gerencia a bacia hidrográfica de um dos rios mais importantes do Rio Grande do Sul, o Rio dos Sinos. O principal objetivo do Comitesinos é formar um espaço político de negociação entre usuários para firmar acordos que resultem em “assegurar água para todos durante o tempo todo”, além de conscientizar sobre questões hídricas. A instituição tem como base a Lei Estadual nº 10.350/1994, em seus Artigos 13 e 14, com complementação de informação no Artigo 15. Os encontros mensais, abertos à comunidade, contam com a participação de usuários da água, representantes da população da bacia, órgãos da administração direta estadual e federal e demais parceiros, com o objetivo de avançar nas questões relacionadas à bacia do Rio dos Sinos e propor, ainda, sugestões e espaço para apresentação de trabalhos que possam contribuir às atividades pensadas para a sustentabilidade do Sinos.




Sobre o rio

O Rio dos Sinos – curso principal da bacia homônima – é um dos principais rios de domínio do Estado, e forma, junto a mais sete rios, a Região Hidrográfica do Guaíba. Com cerca de 190 quilômetros de extensão, de Caraá (nascente) ao município de Canoas (foz), o Rio dos Sinos recebe contribuições de corpos d’água que totalizam uma rede de drenagem de 3.471 quilômetros. Seus principais afluentes são, no sentido das cabeceiras para a foz, os rios Rolante, da Ilha e Paranhana, todos pela margem direita e com nascentes na região serrana (municípios de São Francisco de Paula e Canela). Na porção inferior, recebe ainda contribuições dos arroios Sapiranga, Pampa, Luiz Rau, Portão, João Corrêa, Sapucaia, entre outros. O Rio dos Sinos tem três modos diferentes de correr, que são definidos pela declividade do seu fundo: o trecho superior – primeiros 25 quilômetros, onde seu fluxo é bastante rápido e encachoeirado –; o trecho médio – com 125 quilômetros, onde o rio se desloca normalmente –; e o trecho inferior – com 50 quilômetros e cuja declividade é praticamente nula, apresentando um escoamento muito lento.

A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos é formada por 32 municípios (total ou parcialmente dentro dessa configuração geológica), que ocupam uma área de 3.693 quilômetros quadrados. Ocupando cerca de 1,3% do território estadual, a bacia é responsável pela geração de aproximadamente 21% de seu Produto Interno Bruto (PIB) e abriga uma população estimada de 1,35 milhão de habitantes.

Fonte: Comitesinos

registrado em: ,