Sergio Hanich é reeleito representante do Legislativo hamburguense no Comitesinos

por Jaime Freitas última modificação 12/09/2019 21h18
12/09/2019 - O vereador Sergio Hanich (MDB) foi reconduzido ao cargo de representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo junto ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Comitesinos, para o período de 2019-2021. A eleição ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, no Auditório E10 da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos.
Sergio Hanich é reeleito representante do Legislativo hamburguense no Comitesinos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O parlamentar concorria a uma vaga na categoria “Legislativos Estadual e Municipal – Grupo II – População da Bacia no Comitesinos”. A representação dos usuários da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos se faz através de três grupos, sendo eles o dos usuários da água (Grupo I); de representação da população da bacia (Grupo II); e de órgãos da administração direta estadual e federal (Grupo III). Sergio Hanich é representante do Grupo II, sendo suplente no período 2019/2020 do titular também eleito nesta quinta-feira, o vereador Guido Mário Pras Filho (PP), da Câmara de Taquara. No período 2020/2021, Serjão assumirá a titularidade, conforme acordo estabelecido em ata.

Foram eleitos para o mesmo grupo o vereador de Canoas Aloísio Bomberg (PCdoB/Titular), o vereador de Campo Bom Victor Fernando Souza (PCdoB/Titular) e o vereador de Caraá Djalmo Gomes Ribeiro (PP/Suplente). A posse dos eleitos ocorre no próximo dia 19, às 14h. As reuniões são mensais e realizadas na sede do comitê, localizado no Centro Comunitário do Campus da Unisinos em São Leopoldo.

 

 

Comitesinos

Serjão é membro eleito da instituição, representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo na instância máxima que gerencia a bacia hidrográfica de um dos rios mais importantes do Rio Grande do Sul, o Rio dos Sinos. O principal objetivo do Comitesinos é formar um espaço político de negociação entre usuários para firmar acordos que resultem em “assegurar água para todos durante o tempo todo”, além de conscientizar sobre questões hídricas. A instituição tem como base a Lei Estadual nº 10.350/1994, em seus Artigos 13 e 14, com complementação de informação no Artigo 15. Os encontros mensais, abertos à comunidade, contam com a participação de usuários da água, representantes da população da bacia, órgãos da administração direta estadual e federal e demais parceiros, com o objetivo de avançar nas questões relacionadas à bacia do Rio dos Sinos e propor, ainda, sugestões e espaço para apresentação de trabalhos que possam contribuir às atividades pensadas para a sustentabilidade do Sinos.

Sobre o rio

O Rio dos Sinos – curso principal da bacia homônima – é um dos principais rios de domínio do Estado, e forma, junto a mais sete rios, a Região Hidrográfica do Guaíba. Com cerca de 190 quilômetros de extensão, de Caraá (nascente) ao município de Canoas (foz), o Rio dos Sinos recebe contribuições de corpos d’água que totalizam uma rede de drenagem de 3.471 quilômetros. Seus principais afluentes são, no sentido das cabeceiras para a foz: o Rio Rolante, o Rio da Ilha e o Rio Paranhana, todos pela margem direita e com nascentes na região serrana (municípios de São Francisco de Paula e Canela). Na porção inferior recebe, ainda, contribuições dos arroios Sapiranga, Pampa, Luiz Rau, Portão, João Corrêa, Sapucaia e outros. O Rio dos Sinos tem três modos diferentes de correr, que são definidos pela declividade do seu fundo: o trecho superior – primeiros 25 quilômetros, onde seu fluxo é bastante rápido e encachoeirado; o trecho médio – com 125 quilômetros, onde o rio se desloca normalmente; e o trecho inferior – com 50 quilômetros e cuja declividade é praticamente nula, apresentando um escoamento muito lento.

A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos é formada por 32 municípios (total ou parcialmente dentro desta configuração geológica), que ocupam uma área de 3.693 quilômetros quadrados. Ocupando cerca de 1,3% do território estadual, a bacia é responsável pela geração de aproximadamente 21% de seu Produto Interno Bruto (PIB) e abriga uma população estimada em 1,35 milhão de habitantes.

Fonte: Comitesinos

registrado em: ,