Seminário de Desenvolvimento inova e traz feira de oportunidades e vagas de emprego nesta terça

por Maíra Kiefer última modificação 15/11/2023 17h13
13/11/2023 – As perspectivas do mercado de trabalho para os jovens e a vocação para o empreendedorismo devem pautar os painéis da nova edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico, programado para esta terça-feira, 14, a partir das 19h, na sede da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (rua Almirante Barroso, 261 – Centro). Pela primeira vez desde 2018, ano da primeira edição da iniciativa, haverá, além de palestras e debates, um espaço efetivo de oportunidades para os inscritos. Durante todo o período do evento, ocorrerá feira com possibilidades de capacitação e emprego. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo estará presente, divulgando aos interessados como acessar serviços da instituição e vagas de trabalho na cidade. Por meio de edital de credenciamento, as entidades parceiras poderão ofertar treinamento, o que tornará a ação ainda mais produtiva para os estudantes que vierem ao Parlamento.

Conforme a diretora da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Hagen, a ideia é conhecer as necessidades e planos de alunos do ensino médio, técnico, da Educação de Jovens Adultos (EJA) e também daqueles que já se encontram no nível superior. Além desse enfoque, o evento proporcionará aos empresários informações para adequar a cultura das empresas para atrair os jovens que buscam trabalho. 

Inscrições aqui

Programação

Iniciativa proposta pela Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), capitaneada pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB), pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich e por diversas entidades parceiras, o Seminário terá dois painéis: Juventudes, Sonhos e Realidades: Desvendando Perspectivas e Desafios, das 19h às 20h,e Construindo o Futuro: Empreendedorismo e Emprego para Jovens, das 20h30 às 21h30. O primeiro deles trará estudantes como protagonistas das discussões: Jady Jordana de Souza, aluna do curso de Bacharelado em Administração da IENH, Rafael Ribeiro da Rocha Correa, técnico em Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Asafe Coimbra Ferreira, do ensino médio do Colégio Wolfram Metzler, e Raíssa Nobre, do ensino médio da Escola Estadual Seno Frederico Ludwig. A mediação ficará a cargo dos professores Dr. José Silon Ferreira (coordenador dos cursos de gestão da IENH e Mentor do setor de RH da empresa Bertex) e Dr. Luiz Alexandre Cerveira (coordenador do MBA em ESG da Faculdade IENH). O segundo debate será realizado pelo Coletivo A Flor da Pele e Elivane Silva (Recursos Humanos) e Monique Carolina de Ávila (Marketing) da Teevo, sob a mediação de Josemar Demenesch, analista do Sebrae.

O seminário

Criado em 2018 em uma iniciativa da Comissão de Finanças da Câmara, presidida à época pelo vereador Enio Brizola (PT), o Seminário de Desenvolvimento Econômico foi idealizado com o objetivo de discutir o cenário internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favorecesse o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade. Repetido no ano seguinte, mas cancelado em 2020 devido à pandemia, a atividade foi incorporada ao calendário oficial de eventos do Município em 2021. Este ano, a temática do evento foi ampliada, trazendo já no título a preocupação com o futuro profissional dos jovens da região. A Lei nº 3.502/2023 batizou a atividade de Seminário de Desenvolvimento Econômico e de Qualificação para o Trabalho.