Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/02/2021 00h43
1º/02/2021 – A primeira sessão ordinária da nova legislatura marcou também a aprovação do primeiro projeto de lei do ano. Elaborado por Enio Brizola (PT) ainda em 2020, o texto consolida a realização de edições anuais do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, aos moldes dos eventos promovidos pela Câmara em 2018 e 2019. A ideia é que a atividade passe a integrar o Calendário Oficial do Município e seja organizada sempre no primeiro semestre de cada ano. Embora aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º, a proposta retorna à pauta nesta quarta, 3, para votação final.
Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

O Seminário de Desenvolvimento Econômico foi idealizado com o objetivo de discutir o cenário internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade. Presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento da Câmara (Cofin) entre 2018 e 2020, Brizola foi o grande incentivador das duas primeiras edições do evento.

Ele traz uma pauta de extrema relevância, pois trata do futuro da cidade e, principalmente, abre o diálogo para a construção estratégica daquilo que a população merece. Nossa cidade construiu uma economia rica e diversificada, possui instituições de ensino públicas e privadas que propõem ensino, pesquisa e extensão e que possibilitam o suporte inovador para as organizações empresariais”, defende o parlamentar. A proposta de consolidação do seminário está prevista no Projeto de Lei nº 47/2020. O texto também elenca eventuais parcerias para a realização do evento, envolvendo Câmara, Cofin, Escola do Legislativo, Prefeitura e entidades.

A pauta deste seminário foi o fomento da tecnologia como alternativa para a crise econômica. Trouxemos experiências de outros estados e municípios que já criaram seus parques tecnológicos. Discutimos Novo Hamburgo rumo aos 100 anos, o que era importante pautar para chegarmos a 2027 com uma cidade mais desenvolvida economicamente e que fortalecesse sua principal matriz produtiva. Discutimos quais são os gargalos para vencermos e criarmos uma sinergia positiva em busca da construção de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável para a nossa cidade”, relembrou Brizola. O petista reforçou ainda a relevância da pauta após a divulgação da perda de mais de 2,6 mil vagas de emprego em Novo Hamburgo no último ano.

Presidente da Câmara em 2018, Felipe Kuhn Braun (PP) relembrou os resultados positivos identificados após a primeira edição do evento. “Vimos que o seminário aproximou muitas pessoas que geram emprego e renda, bem como o poder público, que precisa investir em iniciativas positivas para quem empreende. A manutenção desse seminário é uma oportunidade de manter sempre viva a discussão sobre esse tema que é muito caro para nós”, pontuou. Vice-presidente do Legislativo no mesmo ano, Vladi Lourenço (PSDB) lembrou a série de visitas realizadas às entidades para a construção do seminário. “Ouvíamos pessoas ressaltando a importância da Câmara e o poder público se envolverem no debate”, concluiu.

Saiba mais sobre as edições de 2018 e 2019 do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: