Secretário do Meio Ambiente fala na Câmara sobre trabalhos da pasta

por Jaime Freitas última modificação 23/05/2017 01h31
22/05/2017 – O Secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Udo Sarlet, foi à Câmara na noite desta segunda, 22, para falar de questões sensíveis à pasta. Sarlet foi convocado pelos vereadores Gabriel Chassot (Rede), Inspetor Luz (PMDB), Issur Koch (PP), Naasom Luciano (PTB), Patricia Beck (PPS), Sergio Hanich (PMDB) e Vladi Lourenço (PP), conforme requerimento nº 510/2017.

O vereador Sergio Hanich iniciou a rodada de perguntas. Serjão questionou Sarlet sobre o serviço telefônico, equipe e protocolos de atendimento do canil municipal. O secretário respondeu que o canil só possui um número de telefone celular, que recebe muitas demandas e frequentemente dá sinal de ocupado, mas avisa que a população tem de insistir nas chamadas telefônicas. “Contamos com uma equipe pequena, mas ela é empenhada em dar o melhor suporte para os animais que estão no canil“, disse. O vereador relatou reclamações de cidadãos sobre o enorme tempo de espera para podas de árvores. De acordo com Sarlet, a prefeitura tem buscado regularizar, dentro do possível, uma enorme demanda reprimida. Ele destaca que, em caso de árvores em via pública, é do Município a responsabilidade pelas podas. Em terrenos particulares, o proprietário deve ligar para o número 156, ouvidoria da Prefeitura, ou para o telefone geral do Centro Administrativo Leolpoldo Petry (3594-9999) e solicitar o setor de protocolo.

Naasom Luciano lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (Semam) tem muitos processos de licenciamento ambiental aguardando vistoria e parecer técnico e questionou o secretário sobre o andamento desses processos. “Hoje, 45 tipos de atividades e empreendimentos pelo baixo impacto de risco, como as construções civis unifamiliares, seguem novas resoluções do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (Consam), publicadas em março deste ano. Com isso, a Prefeitura desburocratizou um procedimento que levava em média um ano para ser liberado”, afirma.

Enfermeiro Vilmar (PDT) perguntou sobre a permissão para a retirada e transplante de árvores. “Árvores como figueiras e butiazeiros precisam de autorização para a remoção e transplante, a custas do demandante”, disse Sarlet.

Vladi Lourenço perguntou sobre o funcionamento de ONGs que protegem animais. “Aproximar os protetores de animais do nosso canil é uma forma de reforçar a conscientização por todos os bairros”, destaca o secretário. Para ele, contar com os amigos da causa animal tende a contribuir para um trabalho educativo.

Fernando Lourenço (SD) questionou sobre os descartes de resíduos sólidos, feito de forma ilegal, na cidade. “Em parceria com a Guarda Municipal, a secretaria de Meio Ambiente vai intensificar a fiscalização, as notificações e as penalizações a quem descartar de forma irregular resíduos. Este é um problema grande no município que nós vamos enfrentar”, declarou Udo Sarlet.

Patricia Beck falou da falta de conscientização sobre o uso correto dos ecopontos.“As pessoas têm de saber que existe a responsabilidade do descarte correto de resíduos. Os ecopontos são locais para a comunidade levar pequenos descartes, coisas que sobram de faxina ou de alguma limpeza”, orienta o secretário. Sarlet também lembrou que a prefeitura está sempre buscando o aperfeiçoamento da administração pública, para modernizar a gestão de resíduos sólidos urbanos e domésticos, que compõe o Plano Integrado de Resíduos Sólidos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Professor Issur Koch mostrou preocupação com o processo de urbanização e impermeabilização do solo, com o avanço de obras sobre a terra descoberta. Udo Sarlet respondeu que a prefeitura tem consciência sobre o problema, se mantendo atualizada sobre essa questão.

Depois de mais de uma hora respondendo aos questionamentos dos vereadores, o secretário Udo Sarlet agradeceu pela oportunidade, colocando-se ao dispor para futuras convocações e esclarecimentos de sua pasta.