Secretário apresenta política de cooperação entre Guarda Municipal e órgãos estaduais de segurança

por Jaime Freitas última modificação 21/02/2018 21h23
21/02/2018 – A pedido do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), a Câmara recebeu na sessão desta quarta-feira, 21 de fevereiro, a presença do titular da pasta de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon. O secretário apresentou o plano de trabalho da Guarda Municipal para 2018, destacou as parcerias com Brigada Militar e Polícia Civil no combate à criminalidade e salientou a busca de recursos junto ao Estado e à União para aumentar o cercamento eletrônico em pontos estratégicos do Município.
Secretário apresenta política de cooperação entre Guarda Municipal e órgãos estaduais de segurança

Thanise Melo/CMNH

Enfermeiro Vilmar questionou o secretário se há um pedido de aumento de efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil na cidade. “O combate à criminalidade é feito de várias formas, e uma delas é por meio da união de esforços, principalmente entre o Estado e o Município. Novo Hamburgo se ofereceu para receber novamente alunos da Brigada, oriundos do concurso que será realizado pela instituição, como também o fez no concurso passado, quando recebeu grandes levas de brigadianos”, disse Jungthon. Ele também falou sobre a futura sede de Delegacia Especializada em Furto, Roubo, Entorpecentes e Capturas do Vale do Sinos (DEFREC). O Município cederá um espaço para a instalação da estrutura da nova delegacia da Polícia Civil. “A presença da DEFREC em Novo Hamburgo fortalece ainda mais a atuação da Polícia Civil na cidade. Está sendo realizado um levantamento de áreas, de preferência nos bairros Canudos ou Santo Afonso", complementou o secretário de Segurança.

Gerson Peteffi (PMDB) questionou a falta de segurança no bairro Centro. “O nosso Centro está abandonado. A cidade está morta nessa região. As pessoas evitam sair às ruas durante a noite. Muito se fala da falta de segurança na periferia, mas peço ao senhor que auxilie também essa parte importante e histórica de nossa cidade”, defendeu.

Sabemos dessas dificuldades no Centro. A Guarda Municipal e a Brigada Militar fazem diversas operações conjuntas no Município. Nossos agentes desenvolvem ações de patrulhamento constante, se fazendo presentes em vários pontos da cidade. O objetivo é ampliar a percepção de segurança do cidadão, e vamos avançar mais nesse patrulhamento ostensivo”, disse Jungthon ao vereador.

Enio Brizola (PT) perguntou ao secretário que ações estão sendo tomadas para diminuir os altos índices de violência contra as mulheres, lembrando da proximidade do Dia Internacional da Mulher em 8 de março e do número expressivo de ocorrências na região. O secretário relatou que a Guarda Municipal trabalha efetivamente com prevenção e que as ações preventivas são desenvolvidas por quatro secretarias: a de Segurança, a de Educação, a de Saúde e a de Desenvolvimento Social. “Trabalhamos muito em conjunto para levar resultados positivos à população“, destacou Jungthon.