Secretária de Desenvolvimento Social presta esclarecimentos sobre atendimentos da pasta

por Jaime Freitas última modificação 07/11/2022 23h33
07/11/2022 - Atendendo convocação via Requerimento nº 1.718/2022, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP), a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema de Lima Pieper, e a convidada, à coordenadora do CadÚnico, Denise Araújo, utilizaram a tribuna na sessão plenária desta segunda-feira, 07, para prestarem esclarecimentos sobre a demora no atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Secretária de Desenvolvimento Social presta esclarecimentos sobre atendimentos da pasta

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo Finck, famílias inscritas em programas como o Auxílio Brasil estão inconformadas com o baixo número de fichas em relação à demanda. Temos vários assuntos que poderiam ser pautados nesta noite, mas peço à secretária Jurema que dê enfoque às questões do Cadastro Único. Acredito que a demanda é muito grande devido a solicitação do Executivo para um recadastramento de várias famílias. Eu não consigo entender como o nosso município ainda trabalha com fichas e, o número de fichas, em um total de 20 diárias, é pouco para atender à população, se fossem 50 também seria pouco, devido a alta demanda. Há também um número telefônico que não está disponível às sextas-feiras. Eu só queria entender, já que temos uma alta demanda reprimida, como o município se organizou para atendê-la e por que as filas ainda não terminaram. É inconcebível que haja munícipes, às 04h da manhã, indo para filas com crianças no colo”, questionou o autor da convocação.

A secretária Jurema reconhece que a alta procura para atualizar os dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e evitar a suspensão de benefícios tem gerado filas de espera em Novo Hamburgo. “Assumi a SDS em julho desse ano e, desde lá, já tínhamos uma grande demanda para o recadastramento. Fazemos o possível para dar conta de todo o acúmulo de trabalho. O que conseguimos dar conta foi a partir de julho e, o que já vinha sendo feito, estamos também fazendo o possível para diminuir essa demanda”, relatou a secretária.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Novo Hamburgo, Denise Araújo, o aumento dos atendimentos ocorre porque durante a pandemia o governo não fez a focalização – que é a verificação dos dados como frequência escolar, pesagem, acompanhamento das gestantes. Agora, há alta na procura, pois o governo exige a confirmação de dados de alguns destes casos. Ela disse que, quando assumiu a função em julho, eram disponibilizadas apenas 10 fichas e passou a entregar 20. As fichas são entregues pela ordem de chegada. Dessas, cinco são preferenciais para idosos, gestantes, crianças de colo e pessoas com deficiências. “Aquele episódio da fila, veiculado em jornal de circulação diária, precisa ser melhor contextualizado. Eu mesma constatei que uma das reclamantes não estava com o cadastro vencido. Acontece que foi amplamente divulgado em manchetes na mídia que era necessário que todos os usuários fossem atualizar o CadÚnico, mas, nas letras ‘pequenas’, havia a informação de que apenas os cadastros que estavam desatualizados de 2016 e 2017 precisavam atualizar até o dia 11 de novembro, ou seja, muitos que lá estavam não precisavam dessa atualização”, disse Denise.

Ela reconhece que o modelo de entrega de fichas é arcaico. “A nossa meta é descentralizar o atendimento do CadÚnico e que ele vá para os bairros. Hoje, já temos ações descentralizadas, as quais os coordenadores do CRAs fazem a agenda e enviamos dois entrevistadores para o cadastramento dessas pessoas nos centros, sejam desatualizados ou novos cadastros. Fazemos 340 atendimentos semanais, 1.360 mensais, seja por demandas espontâneas (fichas), telefone e/ou e-mail. Fazemos o máximo possível para atender a todos, mas é importante registrar que hoje há quase 22 mil famílias cadastradas e a atualização desses cadastros ocorrem a cada dois anos”, enfatiza a coordenadora do CadÚnico.

Enio Brizola (PT) lamentou o número de famílias em extrema miséria em Novo Hamburgo. “Quando a presidenta era a Dilma, esse número não chegava a dez mil. Hoje, no CadÚnico temos mais que o dobro. O que provocou isso? Que situação mais nefasta. É um retrato dos quatro últimos anos desse governo Bolsonaro, o legado que ele deixa para o Brasil, um retrato da miséria e da fome”, afirmou o parlamentar.

Raizer Ferreira (PSDB) admite que o orçamento da secretaria é modesto para tudo que atende. “As necessidades são maiores para a população na atual conjuntura e sabemos da entrega dos servidores para tentar solucionar, ao máximo, as carências de quem mais precisa”, frisou.

Tentamos aqui também ajudar a resolver os problemas que ficam evidentes com esses números alarmantes de famílias em situação de miséria. Quase 30 mil pessoas carentes é quase 15% da população de Novo Hamburgo. É algo que nos preocupa muito e sabemos que o governo faz o que é possível, dentro desse orçamento curto”, relatou Ricardo Ritter – Ica (PSDB).


Atendimentos SDS

Os outros atendimentos, a partir do meio-dia, são de agendamento por telefone ou por e-mail. Por telefone, estão sendo agendados horários para 29 de novembro. A marcação por telefone ocorre nas sexta-feiras, pelos números 3527-1822/3527-1823. Há agendamento diariamente por e-mail (), desde que as pessoas encaminhem dados do CPF e contatos. Além disso, a coordenadora salienta que há 20 atendimentos semanais pelo CadMóvel, nas quintas-feiras. O próximo será no dia 27 no CRAs Canudos, com horários agendados pelo CRAs local.


Fique atento

No dia 11 de novembro, encerra-se o prazo para renovação de cadastro, desatualizado nos anos de 2016/2017. O prazo, que acabava no dia 14 de outubro, foi prorrogado por mais dias.

Quem está nesse período deve buscar senha, marcar agendamento por telefone e email

Os beneficiários de programas sociais em idade escolar precisam estar frequentando a escola; os maiores, precisam atualizar a renda.

 

Lista dos CRAS na cidade.

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