Saúde do homem: médico esclarece questões sobre obesidade, andropausa e uso de anabolizantes

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2021 20h25
23/08/2021 - Saúde integral do homem foi o assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e também pelo youtube da emissora. O programa traz informações sobre obesidade, diabetes, uso de anabolizantes, andropausa, tabagismo e o uso exagerado de álcool durante a pandemia da Covid-19. O endocrinologista Mateus Augusto dos Reis também deu importantes dicas sobre como manter uma vida mais saudável, fugindo do sedentarismo e apostando na prática de exercícios físicos, em uma boa noite de sono e na alimentação saudável.
Saúde do homem: médico esclarece questões sobre obesidade, andropausa e uso de anabolizantes

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Reis, que é doutorando em endocrinologia pela UFRGS e professor de Medicina da Universidade Feevale, também trouxe informações sobre suplementação alimentar, doenças, dificuldades e transtornos mais comuns nas diversas fases da vida de um homem. O médico ainda lembrou a importância da saúde mental.

"Temos que fazer o básico. Ter um hobby, desligar um pouco das telas, praticar uma atividade física regular em torno de 150 a 180 minutos por semana. Isso diminui os níveis de estresse, de ansiedade, ajuda a dormir melhor e a comer menos. Um sono de qualidade também é muito importante e podemos criar mecanismos para que isso aconteça, como diminuir a luminosidade da casa, não praticar atividades físicas de três a quatro horas antes de deitar, não tomar café perto da hora de dormir e ter hábitos alimentares saudáveis. Muitos pacientes me procuram para suplementar vitaminas, recorrem a compostos e remédios, mas conseguimos tudo isso por uma dieta equilibrada. A dica é desembrulhar menos e descascar mais, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e de refrigerantes. Além disso, ter boas relações com amigos e familiares e não fumar são pontos muito importantes. O cigarro diminui a qualidade de vida e traz muitas doenças cardiovasculares", explicou o médico. 

Saúde Integral do Homem

A Lei Estadual nº 14.044, de 6 de julho de 2012, instituiu a segunda semana do mês de agosto como a “Semana Estadual da Saúde do Homem”. A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem (PEAISH) foi instituída a partir da Resolução nº 236 CIB/RS de 2014, com enfoque na população masculina com idade entre 18 a 59 anos. O objetivo é ampliar as ações e o acesso aos serviços de saúde, principalmente da atenção básica.

A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

Assista o programa na íntegra

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br