Ruas em Canudos podem eternizar o nome de dois profissionais da imprensa local

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/11/2022 14h51
10/11/2022 – Presidente da Câmara de Novo Hamburgo, o vereador Cristiano Coller (PTB) encaminhou nas últimas semanas dois projetos de lei sugerindo nomes para ruas no loteamento Chácara Hamburguesa, em Canudos. As propostas prestam homenagem a duas importantes personalidades do jornalismo impresso da região: Geraldo Haubert, diretor do periódico Tribuna da Cidade por duas décadas, e João Valderi dos Santos, fundador do Jornal Canudos.
Ruas em Canudos podem eternizar o nome de dois profissionais da imprensa local

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O reconhecimento a João Valderi está previsto no Projeto de Lei nº 100/2022. O texto atribui seu nome à rua M do loteamento. Nascido em Espumoso no dia 25 de novembro de 1958, Valderi começou a trabalhar aos 11 anos de idade. Aos 13, mudou-se para Porto Alegre em busca de melhores condições de vida. Após atuar por alguns anos como servente de obras, fixou residência em Novo Hamburgo.

Ligado às causas sociais e políticas desde suas primeiras experiências como líder estudantil, concorreu duas vezes ao cargo de vereador, nas eleições de 1992 e 2000. O insucesso nas urnas não o impediu de integrar diferentes movimentos em prol de melhorias para a cidade. Uma das formas que encontrou para dar voz às reivindicações da população foi por meio da comunicação. Após alguns anos empreendendo no setor coureiro-calçadista, ingressou na Rádio Progresso, onde ficaria por dois anos. Na década de 1990, fundou o Tribuna Um, hoje conhecido como Tribuna da Cidade. Em 2007, criou o Jornal Canudos, publicação que comandou até seu falecimento no dia 28 de junho de 2020. Aos 61 anos, Valderi foi uma das vítimas da Covid-19 em Novo Hamburgo.

Através do Jornal Canudos, buscou levar informação de qualidade para a população, incentivar os pequenos empresários e dar voz a um bairro comumente marginalizado, disponibilizando espaços gratuitos para divulgação de ações em benefício da cidade. João Valderi sempre acreditou que Canudos tem muitas coisas boas que precisam ser mostradas”, recorda Cristiano Coller.

Geraldão

A homenagem a Geraldo Haubert, que deve dar nome à rua K do loteamento Chácara Hamburguesa, é estabelecida pelo PL nº 103/2022. Nascido e criado no bairro São José, Geraldão iniciou sua vida profissional trabalhando em fábrica de calçados. No jornalismo, sua primeira experiência foi na editoria policial. Muito ligado ao futebol, logo se transferiria para a área esportiva, atuando como repórter de campo e comentarista.

No rádio, emprestou sua voz às emissoras Cinderela, Regente, Progresso e Felicidade. Na mídia impressa, foi repórter e colunista do Jornal NH por mais de 20 anos. Em 1998, assumiu a direção e editoria do semanário Tribuna da Cidade. Ao lado de sua esposa, Wanuza, liderou o periódico até seu falecimento, em 21 de novembro de 2018. “Mesmo debilitado pelo problema de saúde pelo qual passava, ainda tentou auxiliar sua esposa para que o Tribuna circulasse naquela semana, sempre em respeito aos seus leitores”, conta Coller. Geraldão tinha 69 anos.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: