Rua projetada no bairro Canudos pode ser batizada em homenagem ao ex-jogador de futebol Cléber Frolich

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/01/2022 15h39
24/01/2022 – Antes do encerramento das atividades legislativas no ano passado, os vereadores Cristiano Coller (PTB) e Ricardo Ritter (PSDB) apresentaram projeto de lei que atribui o nome de Cléberson Luciano Frolich a uma rua projetada no bairro Canudos. Natural de Novo Hamburgo, o ex-jogador de futebol, conhecido como Cléber, iniciou sua trajetória profissional no Grêmio e passou por clubes do Brasil e da Espanha até ter a carreira abruptamente encerrada por um acidente vascular cerebral (AVC) que lhe tirou a vida aos 31 anos de idade. A proposta deve ser analisada pelas comissões permanentes da Câmara a partir da retomada dos trabalhos em fevereiro.
Rua projetada no bairro Canudos pode ser batizada em homenagem ao ex-jogador de futebol Cléber Frolich

Daniele Souza/CMNH

Nascido em 13 de julho de 1976, Cléber atuou nas categorias de base do Novo Hamburgo e do Esperança até se destacar na Copa Santiago de Futebol Juvenil e chamar a atenção do Grêmio. Em Porto Alegre, obteve sua primeira oportunidade como profissional, integrando o elenco campeão gaúcho em 1995. Nos anos seguintes, contabilizaria passagens pelo Toledo, da Espanha, e por clubes do interior do estado.

Em 2000, retornou à sua cidade natal e ajudou o Novo Hamburgo no acesso à primeira divisão do futebol gaúcho. Entre 2002 e 2004, seria três vezes vice-campeão estadual, com as camisas do 15 de Novembro e da Ulbra. Ainda em 2004, foi contratado pelo Coritiba para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Entre 2005 e 2006, comporia o meio-campo da Portuguesa, equipe da capital paulista. Suas atuações destacadas lhe renderam uma oportunidade no Vitória em 2007, onde se sagrou campeão baiano. No mesmo ano, formalizou transferência para o rival. A camisa do Bahia seria a última vestida pelo meia.

Após uma partida contra o ABC, em Natal, pela fase final da Série C de 2007, Cléber sofreu um acidente vascular cerebral no hotel onde a equipe estava concentrada. Novas complicações provocaram o falecimento do atleta quase dois meses depois, no dia 20 de dezembro. Cléber deixou esposa e duas filhas.

Caso o Projeto de Lei nº 126/2021 seja aprovado em plenário e sancionado pela prefeita, a homenagem ocorrerá por meio da denominação de um logradouro projetado com início na rua Guia Lopes, seguindo em direção nordeste até encontrar a rua Oswaldo Arthur Hartz, sendo a primeira via paralela ao norte da rua Bartolomeu de Gusmão.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.