Rua no bairro Santo Afonso deve levar o nome de entusiasta do futebol feminino

por Daniele Silva última modificação 07/10/2020 19h31
07/10/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), uma via pública no bairro Santo Afonso deve levar o nome de Laura Machado de Oliveira. Nena, como era conhecida, foi fundadora da Liga Hamburguesa de Futebol Feminino Amador. A homenagem foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na tarde desta quarta-feira, 7. A via escolhida para receber o nome de Laura tem início na rua Boleslau Casemiro Konarzevski, seguindo em direção sudoeste até se juntar à rua Valmir Bernardes Ferreira. O texto deve passar por votação final na próxima quarta-feira, dia 14.
Rua no bairro Santo Afonso deve levar o nome de entusiasta do futebol feminino

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascida em 1960, Laura iniciou sua vida profissional como costureira, mas, ainda aos 19 anos, abriu um salão de beleza no bairro Santo Afonso. A hamburguense ficaria mais conhecida, porém, por sua atuação junto ao futebol feminino da cidade. Em abril de 2002, ela fundou no município a primeira liga da modalidade no país. Também atuou na organização de torneios e se destacou na tentativa de aproximar as meninas do esporte. Nena faleceu em julho de 2018, aos 58 anos.

Durante a votação, Coller leu a biografia da homenageada, que em meados dos anos 1990 viajou para São Paulo para atuar como olheira de clubes de futebol. Assim, adquiriu experiência para realizar seu sonho de promover campeonatos femininos em Novo Hamburgo. “Nena deixou um grande legado para a cidade e o Estado, mas sabemos como ainda é difícil atuar com futebol feminino no país.” O parlamentar lembrou que o esporte infelizmente não consegue chegar ao mesmo patamar daquele praticado por homens, tanto em patrocínio quanto em remuneração dos jogares. 

Raul Cassel (MDB) enalteceu a proposta e lembrou o trabalho realizado por Nena. “Ela estava sempre disposta a lutar pelo esporte, mesmo sem recursos e com poucos incentivos”, finalizou.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 39/2020.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: ,