Rua na Vila Palmeira homenageia arquiteto responsável pelo Centro Administrativo Leopoldo Petry

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/05/2018 20h30
30/05/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 30 de maio, em votação final, o Projeto de Lei nº 12/2018, proposto por Cristiano Coller (Rede), que nomeia via pública no bairro Santo Afonso em homenagem ao arquiteto e servidor público José Mauro Peixoto, que atuou, entre outras obras, na elaboração dos projetos do Paradão, da Rodoviária e da atual sede da Prefeitura. Arruamento do processo de regularização fundiária da Vila Palmeira, a via tem início na rua Primavera, seguindo em direção sul até encontrar a rua 16. O texto segue agora para sanção e publicação da prefeita Fátima Daudt, que pode, contudo, apresentar veto ao projeto.

Histórico

José Mauro dos Santos Peixoto nasceu em Porto Alegre em 5 de março de 1954. Maurinho, como era conhecido, formou-se em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, onde também presidiu o diretório acadêmico. Um dos primeiros representantes comerciais da empresa Modulados Vogue no Estado, foi ativo integrante da equipe desenvolvedora do projeto de regularização do núcleo habitacional Vila Farrapos, em Porto Alegre. Em 1980, mudou-se para Novo Hamburgo com sua família, onde assumiu a gerência comercial do estabelecimento Móveis Líder. Também no setor de mobiliários planejados, inaugurou quatro unidades da loja Kantos & Spaços.

Na década de 1990, candidatou-se ao cargo de vereador, ficando na suplência. Convidado pelo então prefeito José Airton dos Santos, assumiu a Diretoria de Estudos e Projetos, pela qual pôde desenvolver projetos como a Estação Rodoviária Normélio Stabel, o Paradão da avenida Primeiro de Março e o Centro Administrativo Leopoldo Petry. Também exerceu o cargo de secretário de Educação, quando realizou um trabalho de aproximação entre comunidade escolar, diretores, professores e poder público, e promoveu a construção de novas escolas e creches. Devido ao destaque de seu trabalho, foi convidado por José Fortunati para atuar durante sua gestão na Prefeitura de Porto Alegre.

Após sua chegada a Novo Hamburgo, Maurinho logo se associou ao Grêmio Atiradores, onde atuou como diretor em diferentes setores, coordenando desde bloco de carnaval até o departamento de escotismo, do qual foi fundador. Foi secretário e diretor social da agremiação entre 1991 e 1995, além de ter sido conselheiro por oito anos consecutivos. Maurinho coordenou ainda o grupo Pensando Novo Hamburgo, entre 2004 e 2005, quando implementou forte campanha pela extensão da linha da Trensurb. Ainda integrou o Coral da Prefeitura, presidiu a Sociedade de Canto Sempre Viva e foi membro do Esporte Clube Bento Gonçalves, de Lomba Grande. Casado com Isabel Cristina, foi pai de três filhos, que, por sua vez, lhe deram oito netos. Faleceu em 2017, no dia de seu 63º aniversário.

Leia na íntegra o PL nº 12/2018.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

 

Vice- presidente em representação

O vice-presidente da Casa, Vladi Lourenço (PP), representa a Câmara no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), que está sendo realizado de 27 a 30 de maio, em Fortaleza, Ceará. O Requerimento 620/2018 foi aprovado na sessão do dia 23 de maio.