Rua em Lomba Grande deve levar o nome do metalúrgico Nelson Steigleder

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/12/2019 00h13
02/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 2, projeto de lei apresentado por Raul Cassel (MDB) que atribui o nome do metalúrgico Nelson Steigleder à atual rua G do loteamento Vila Belo Horizonte, no bairro Lomba Grande. A via fica localizada entre as ruas Reinaldo Konrath e Nicolau Plentz. Embora a decisão unânime dos parlamentares, o texto ainda passará por votação em segundo turno antes de ser encaminhado à prefeita Fátima Daudt.
Rua em Lomba Grande deve levar o nome do metalúrgico Nelson Steigleder

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Hamburguense de nascimento, Nelson trabalhou desde sua juventude, ajudando seu pai no ofício de verdureiro. Após prestar serviço militar, iniciou como ajudante de limpeza na Indústria de Máquinas Enko, onde se aposentou 31 anos mais tarde como chefe do setor de manutenção. Morador da rua Guia Lopes, participou ativamente da vida comunitária do bairro Rondônia e ajudou na fundação da escola municipal Coronel Guilherme Gaelzer Neto, onde depois estudariam seus filhos. “Com este projeto, unimos a necessidade da denominação do logradouro à homenagem a esse cidadão”, frisou Cassel. Steigleder faleceu em setembro de 2018, aos 79 anos. Duas filhas do homenageado acompanharam a votação emocionadas.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 73/2019.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: