Rua em Canudos se chamará João Campagnone Machado

por Tatiane Souza última modificação 31/05/2023 20h36
31/05/2023 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 31, em votação final, projeto de lei assinado por Cristiano Coller (PTB) que dá o nome de João Campagnone Machado à rua D do loteamento Chácara Hamburguesa, no bairro Canudos. Natural de Santiago, no interior do estado, Machado construiu sua carreira profissional em Novo Hamburgo como funcionário dos Correios.
Rua em Canudos se chamará João Campagnone Machado

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A homenagem ao servidor público é prevista pelo Projeto de Lei nº 108/2022, que segue agora para avaliação do Executivo. Quarto de seis irmãos, Machado nasceu no dia 24 de setembro de 1958. Em 1977, mudou-se para Cruz Alta para servir ao Exército. Lá conheceu sua esposa Zeny, com quem teria três filhos e três netas. Em 1982, deixou o quartel e estabeleceu-se em Novo Hamburgo. No ano seguinte, iniciou sua carreira nos Correios, onde permaneceria até mesmo após sua aposentadoria. Machado faleceu no dia 23 de novembro de 2021, aos 63 anos, em decorrência da Covid-19. 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita. 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara. 

registrado em: