Rua de Lomba Grande pode levar o nome do empresário Alberto Gluck

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/08/2021 20h16
17/08/2021 – A rua 12 do loteamento Santa Catarina, no bairro Lomba Grande, pode receber em breve o nome do catarinense Alberto Gluck. A sugestão, apresentada pelo vereador Vladi Lourenço (PSDB), presta homenagem ao empresário que passou a maior parte de sua vida em Novo Hamburgo. A matéria será analisada por duas comissões permanentes da Câmara antes de ser apreciada em plenário.
Rua de Lomba Grande pode levar o nome do empresário Alberto Gluck

Foto: Daniele Souza/CMNH

Alberto Gluck nasceu no dia 11 de maio de 1948 em Caçador, município catarinense na divisa com o Paraná. Aos 12 anos, mudou-se para Novo Hamburgo, onde logo conseguiu um emprego no ramo coureiro-calçadista. Após prestar serviço militar, começou a trabalhar na manutenção de máquinas de costura industrial. A experiência guiaria sua trajetória profissional.

Durante 15 anos, atuou na empresa de máquinas de costura Pfaff. Especializou-se em montagem e manutenção e ajudou na instalação de fábricas em Novo Hamburgo e região. Em 1986, começou a trabalhar na empresa Atílio Forte, por meio da qual participou da montagem de indústrias nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Nos anos 1990, fundou sua própria empresa de máquinas de costura. Na década seguinte, abriria ainda negócio para a fabricação de artefatos em couro.

Pai de cinco filhos, Alberto Gluck se aposentou em 2011. Cinco anos mais tarde, foi diagnosticado com Alzheimer, doença que o acompanharia até seu falecimento em 2019, aos 71 anos.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 71/2021.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: