Rotatória projetada no Centro pode levar o nome do professor Fernando Kieling

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/09/2021 19h40
09/09/2021 – O vereador Gustavo Finck (PP) apresentou no final de agosto projeto de lei que dá o nome de Rótula Fernando Kieling a uma rotatória projetada no entroncamento da rua Joaquim Nabuco com a avenida Doutor Maurício Cardoso, no Centro de Novo Hamburgo. A sugestão presta homenagem ao educador hamburguense que lecionou em diversas escolas da região, exerceu cargos administrativos na Universidade Feevale e teve participação ativa em conselhos municipais e entidades socioassistenciais.
Rotatória projetada no Centro pode levar o nome do professor Fernando Kieling

Moris Musskopf/CMNH

Nascido em 25 de setembro de 1939, Kieling dedicou sua vida profissional à educação. Foi professor de ciências físicas e biológicas em Montenegro, São Leopoldo e nos colégios Pio XII, Santa Catarina e 25 de Julho. Também lecionou nos cursos superiores de Educação Física e Pedagogia da Universidade Feevale. Em 1965, foi nomeado vice-diretor no Colégio 25 de Julho. Na década seguinte, assumiria a direção, onde permaneceria até 1983. Foi já no final de seu período à frente da instituição que deu início aos trabalhos administrativos na Feevale. Permaneceria ligado à universidade por duas décadas, encerrando sua passagem como vice-diretor acadêmico entre os anos de 1997 e 1999.

Desde seus tempos acadêmicos, Kieling sempre esteve muito ligado a causas educacionais e sociopolíticas, sendo membro efetivo de entidades estudantis. Em Novo Hamburgo, dedicou seu tempo a diferentes atividades comunitárias. Foi membro do Lions Clube, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro-NH) e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos). Também presidiu o Conselho Municipal de Educação e o conselho deliberativo da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Fernando Kieling encerrou suas atividades profissionais como diretor de Educação da Prefeitura em 2004, durante a administração do ex-prefeito Aírton dos Santos. Pai de três filhos, Fernando faleceu em 5 de março de 2018, aos 78 anos.

Leia na íntegra e acompanhe a tramitação do Projeto de Lei nº 77/2021.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: