Rotatória projetada na avenida Maurício Cardoso se chamará Fernando Kieling

por Maíra Kiefer última modificação 30/11/2021 18h25
29/11/2021 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 29, projeto de lei assinado por Gustavo Finck (PP) que dá o nome de Fernando Kieling a uma rotatória projetada no entroncamento da rua Joaquim Nabuco com a avenida Doutor Maurício Cardoso, no Centro da cidade. A sugestão presta homenagem ao educador hamburguense que lecionou em diversas escolas da região, exerceu cargos administrativos na Universidade Feevale e teve participação ativa em conselhos municipais e entidades socioassistenciais.
Rotatória projetada na avenida Maurício Cardoso se chamará Fernando Kieling

Foto: Jaime Freitas/CMNH

“É uma homenagem justa a esse grande professor de Novo Hamburgo”, afirmou o proponente ao agradecer a aprovação da matéria.

Nascido em 25 de setembro de 1939, Kieling dedicou sua vida profissional à educação. Foi professor de ciências físicas e biológicas em Montenegro, São Leopoldo e nos colégios Pio XII, Santa Catarina e 25 de Julho. Também lecionou nos cursos superiores de Educação Física e Pedagogia da Universidade Feevale. Em 1965, foi nomeado vice-diretor no Colégio 25 de Julho. Na década seguinte, assumiria a direção, onde permaneceria até 1983. Foi já no final de seu período à frente da instituição que deu início aos trabalhos administrativos na Feevale. Permaneceria vinculado à universidade por duas décadas, encerrando sua passagem como vice-diretor acadêmico entre os anos de 1997 e 1999.

Desde seus tempos de aluno, Kieling sempre esteve muito ligado a causas educacionais e sociopolíticas, sendo membro efetivo de entidades estudantis. Em Novo Hamburgo, também dedicou seu tempo a diferentes atividades comunitárias. Foi membro do Lions Clube, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro-NH) e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos). Também presidiu o Conselho Municipal de Educação e o conselho deliberativo da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Fernando Kieling encerrou suas atividades profissionais como diretor de Educação da Prefeitura em 2004, durante a administração do ex-prefeito Aírton dos Santos. Pai de três filhos, Fernando faleceu em 5 de março de 2018, aos 78 anos.

O Projeto de Lei nº 77/2021 será enviado agora para a sanção da prefeita Fátima Daudt.

Nova rotatória

A Rótula Fernando Kieling está prevista na Diretriz Urbanística Especial nº 145/2019, emitida pela Comissão Permanente do Plano Diretor Urbanístico Ambiental. O documento analisa medidas compensatórias para a construção do edifício comercial Athiva Office, no bairro Jardim Mauá. Entre as contrapartidas para mitigar impactos gerados pelo empreendimento, está a execução de uma rotatória no cruzamento da rua Joaquim Nabuco com a avenida Doutor Maurício Cardoso. A obra será realizada pela construtora responsável com base em projeto elaborado pela Prefeitura.

 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.