Rotatória projetada na avenida Maurício Cardoso pode levar o nome do professor Fernando Kieling

por Jaime Freitas última modificação 08/11/2021 23h41
08/11/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 8, projeto de lei assinado por Gustavo Finck (PP) que dá o nome de Fernando Kieling a uma rotatória projetada no entroncamento da rua Joaquim Nabuco com a avenida Doutor Maurício Cardoso, no Centro da cidade. A sugestão presta homenagem ao educador hamburguense que lecionou em diversas escolas da região, exerceu cargos administrativos na Universidade Feevale e teve participação ativa em conselhos municipais e entidades socioassistenciais.
Rotatória projetada na avenida Maurício Cardoso pode levar o nome do professor Fernando Kieling

Foto: Daniele Souza/CMNH

Nascido em 25 de setembro de 1939, Kieling dedicou sua vida profissional à educação. Foi professor de ciências físicas e biológicas em Montenegro, São Leopoldo e nos colégios Pio XII, Santa Catarina e 25 de Julho. Também lecionou nos cursos superiores de Educação Física e Pedagogia da Universidade Feevale. Em 1965, foi nomeado vice-diretor no Colégio 25 de Julho. Na década seguinte, assumiria a direção, onde permaneceria até 1983. Foi já no final de seu período à frente da instituição que deu início aos trabalhos administrativos na Feevale. Permaneceria ligado à universidade por duas décadas, encerrando sua passagem como vice-diretor acadêmico entre os anos de 1997 e 1999.

Desde seus tempos de aluno, Kieling sempre esteve muito ligado a causas educacionais e sociopolíticas, sendo membro efetivo de entidades estudantis. Em Novo Hamburgo, também dedicou seu tempo a diferentes atividades comunitárias. Foi membro do Lions Clube, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro-NH) e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos). Também presidiu o Conselho Municipal de Educação e o conselho deliberativo da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Fernando Kieling encerrou suas atividades profissionais como diretor de Educação da Prefeitura em 2004, durante a administração do ex-prefeito Aírton dos Santos. Pai de três filhos, Fernando faleceu em 5 de março de 2018, aos 78 anos.

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

O Projeto de Lei nº 77/2021, que formaliza a homenagem ao professor Fernando Kieling, passará por nova votação na sessão plenária desta quarta-feira, 10.

registrado em: