Rotativo Digital chega a 50 mil usuários cadastrados
Instituído pela Lei Municipal nº 3.352/2021, o Rotativo Digital busca uma solução para democratizar o estacionamento nas vias centrais da cidade, amenizando a alta concentração de veículos durante o dia e favorecendo o acesso a estabelecimentos comerciais e de serviços. Implementado em outubro de 2022, o sistema, que já foi motivo de muitas reclamações, teve seus resultados compartilhados na sessão plenária desta quarta-feira. O diretor Paulo Kopschina informou dados do último levantamento realizado pela Comur em julho. Conforme aponta, 63% das compras de créditos para estacionar na Zona Azul e na Zona Verde foram feitas por meio do aplicativo. Segundo ele, os dados comprovam que o app funciona bem e seu uso tem se popularizado cada vez mais, passados quase dez meses da implementação em Novo Hamburgo.
“Ao longo do tempo, algumas adaptações foram realizadas para atender a pedidos da população, como o aumento no número de monitores, que passou de 15 para 21 profissionais, treinados constantemente para bem atender os clientes. Atualmente, contamos com 40 pontos de venda de créditos, facilitando cada vez mais o dia a dia dos motoristas. Os comércios credenciados são facilmente identificados por windbanners de cor chamativa em suas calçadas e utilizam máquinas POS (Point of Sale) para a venda de créditos. O objetivo é conseguir popularizar ainda mais o sistema digital, com a finalidade de diminuir o número de veículos estacionados de forma irregular”, relatou. Desde que o sistema foi instalado, 143 multas foram aplicadas para quem não realizou o pagamento da Tarifa Pós Utilização (TPU). Além disso, Kopschina citou que 11 pessoas foram multadas por estacionarem veículos nas vagas de idosos e deficientes sem permissão.
Kopschina também observa que o mês de junho apresentou superavit. Conforme a Lei Municipal nº 3.352/2021, regulamentada pelo Decreto nº 10.188/2022, o lucro é utilizado para subsidiar o transporte público hamburguense com investimentos em mobilidade urbana.
O diretor da Comur anunciou ainda que o Rotativo Digital pode ser levado para a avenida Maurício Cardoso e rua General Osório. “É uma demanda apresentada por comerciantes de outras regiões da cidade. Eles solicitam que o perímetro do Rotativo Digital seja ampliado para essas vias públicas. Vamos ouvir a comunidade desses locais e estudar a viabilidade”, informou.
Vários vereadores manifestaram que há um descontentamento por parte de usuários do sistema, principalmente dos comerciantes que já estão nas áreas de cobertura do Rotativo Digital, que reclamam da digitalização e da dificuldade que algumas pessoas sofrem em utilizar o sistema. “Vamos aprimorar o Rotativo. Trabalhamos para isso. Nossos números apontam que 63% da compra de créditos é feita através do aplicativo, 35% através dos monitores e apenas 2% através dos pontos de comércios conveniados. Presume-se com isso que o aplicativo está funcionando bem, mas continuaremos melhorando o processo”, finalizou.