Rotary Club Monumento é homenageado pelos 50 anos de atuação

por Tatiane Souza última modificação 25/04/2019 23h11
25/04/2019 – A Câmara realizou sessão solene para homenagear os 50 anos do Rotary Club Novo Hamburgo Monumento, um dos quatro existentes no Município, na noite desta quinta-feira, 25. A bancada do PDT, Felipe Kuhn Braun e Enfermeiro Vilmar, foram os autores da iniciativa, por meio do Requerimento de nº 253/2019, aprovado por todos os parlamentares.
Rotary Club Monumento é homenageado pelos 50 anos de atuação

Foto: Daniele Souza/CMNH

Compuseram a mesa de honra, além do vereador Felipe, a presidente do Rotary Club Novo Hamburgo Monumento, Rosângela Maria Wolf, o governador assistente do distrito, Rogério Peixoto, o responsável pelo protocolo do clube, Claudio Bonenberger e, representando a Fundação Rotária, José Ariberto Jaeger. 

Felipe Kuhn Braun falou sobre a história da entidade e destacou sua caminhada junto ao Rotary. “O Rotary e seus integrantes devem ser tratados com muito carinho e respeito. Tudo é feito com muito amor, é um trabalho voluntário. É doação que se reverte em prol da comunidade hamburguense. Esta é uma singela homenagem frente a todo trabalho realizado. Vocês são amigos que levamos para a vida toda”, apontou.

O parlamentar entregou um quadro de homenagem à presidente do Rotary Club Novo Hamburgo Monumento, Rosângela Maria Wolf, que usou a tribuna para agradecer a iniciativa. “É um prazer e uma honra eu estar presidente neste momento tão importante em que celebramos os 50 anos do Rotary Monumento. Todo esse reconhecimento que temos da comunidade e, agora, da Câmara é muito especial. Nos orgulhamos do companheirismo que temos e tudo o que nós fizemos é com amor. O rotariano tem um amor especial no coração e, na mente, nosso lema Dar de si antes de pensar em si’. Muito obrigada, de coração”, disse. 

Rogério Peixoto também agradeceu o reconhecimento e falou sobre a satisfação em receber a homenagem nesses 50 anos. “Estamos disposto sempre ao companheirismo, e realizamos com união e alegria todas as atividades que têm em nossa comunidade”, lembrou. 

Monumento 

Rotary Club Novo Hamburgo Monumento iniciou suas atividades com 26 membros e, na época, foi presidido por Lorenço Otto Schorr. A origem do nome do clube se deu em homenagem ao monumento em comemoração ao centenário da imigração alemã, construído em 1927, e que se encontra hoje na Sociedade Aliança.

A fundação oficial ocorreu em 19 de março de 1969 e o sócio-fundador foi Ângelo Piva. Há cinco décadas realiza projetos beneficiando a comunidade de Novo Hamburgo e colaborando com diversas instituições. 

Rotary Club

Criado em Chicago no início do século XX, o Rotary constituiu-se ao longo dos anos como uma organização internacional de clubes de serviço. Conhecidos como rotarianos, seus membros prestam apoio voluntário a suas comunidades, promovendo a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em áreas como saúde e educação. Atualmente, a iniciativa está presente em 218 países e regiões, somando mais de 35 mil clubes e 1,2 milhão de associados. 

Um dos países com maior presença rotariana, o Brasil conta com 2.393 clubes, envolvendo diretamente mais de 52 mil pessoas. Em Novo Hamburgo, há quatro grupos ativos, entre os quais o Rotary Club Monumento. Fundado em 1969, o núcleo se reúne semanalmente às quartas-feiras na avenida Sete de Setembro, 1119, no bairro Liberdade.