Rotary Club 25 de Julho tem projeto de utilidade pública aprovado pelos parlamentares

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/02/2026 21h05
04/02/2026 – A Câmara aprovou por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 4, em primeiro turno, projeto de lei que concede reconhecimento de utilidade pública ao Rotary Club de Novo Hamburgo 25 de Julho. A proposta é de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), vice-presidente do Legislativo. O texto retorna à pauta na próxima semana em segunda votação.
Rotary Club 25 de Julho tem projeto de utilidade pública aprovado pelos parlamentares

Foto: Daniele Souza/CMNH

Fundado em 9 de novembro de 1968, o Rotary Club 25 de Julho é um dos clubes de serviço mais tradicionais do município. Conforme a justificativa do projeto, a entidade já desenvolveu mais de uma centena de ações e projetos sociais, com impacto direto na comunidade local e regional. Entre as iniciativas mais recentes está a criação, em 2022, da ONG Iluminar Educação e Saúde, no bairro Santo Afonso.

Outro destaque foi a atuação na iniciativa “Resposta às enchentes de maio de 2024”, coordenada pelo Distrito 4670 do Rotary. Na ocasião, o clube participou ativamente de todas as sete etapas de auxílio aos desabrigados, envolvendo a arrecadação, distribuição e fiscalização de alimentos, materiais de limpeza, medicamentos e recursos destinados à reconstrução das áreas atingidas.

Outra ação importante desenvolvida pela entidade é a Campanha do Lacre, iniciada em 2015. O projeto transforma lacres de alumínio retirados de latas de bebidas em cadeiras de rodas, destinadas a entidades beneficentes, como a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança). Desde o início da campanha, foram arrecadadas cerca de cinco toneladas de lacres, o equivalente a aproximadamente 16 milhões de unidades, resultando na doação de 44 cadeiras de rodas, além de outras dez doadas por cidadãos sensibilizados pela iniciativa.

Em sua manifestação na tribuna, Felipe também destacou o projeto de robótica educacional encabeçado pelo clube. O verdadeiro mérito desta proposição reside em reconhecer uma instituição que funciona como braço direito do poder público. Que está lá há várias décadas fazendo a diferença para a cidade de Novo Hamburgo, preenchendo lacunas muito além do que a estrutura governamental consegue alcançar”, salientou.

Saiba mais sobre o Projeto de Lei nº 126/2025.

Rotary Club

Criado em Chicago, no início do século 20, o Rotary consolidou-se ao longo dos anos como uma organização internacional de clubes de serviço. Conhecidos como rotarianos, seus membros atuam de forma voluntária em suas comunidades, promovendo a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em áreas como saúde, educação e desenvolvimento social. Atualmente, o Rotary está presente em 217 países, reunindo mais de 35 mil clubes e cerca de 1,2 milhão de associados em todo o mundo. O Brasil é um dos países com maior presença rotária. São aproximadamente 2.310 clubes e mais de 52 mil pessoas diretamente envolvidas.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: