Roque Maldaner dará nome a rua em Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/02/2023 00h04
13/02/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 13, em votação final, projeto de lei assinado por Gerson Peteffi (MDB) que dá o nome de Roque Romeo Maldaner à rua 7 do loteamento Santa Catarina, no bairro Lomba Grande. Com a manutenção da decisão, a matéria segue agora para avaliação do Executivo.
Roque Maldaner dará nome a rua em Lomba Grande

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Natural de Nova Petrópolis, Maldaner nasceu no dia 1º de maio de 1943. Aos 13 anos, já em Novo Hamburgo, iniciou sua carreira profissional trabalhando em indústrias do ramo calçadista. Dez anos mais tarde, casou-se com Diva Maldaner, com quem teria dois filhos e dois netos. Em 1971, deixou o segmento do calçado e assumiu emprego na Alfaiataria Ruschel, onde permaneceria por mais de três décadas, mesmo após sua aposentadoria.

Aos 53 anos, descobriu um câncer na laringe e, sete anos depois, nas glândulas salivares, o que fez com que tivesse de se afastar definitivamente do trabalho de que tanto gostava. Foram 25 anos convivendo com as sequelas de um tratamento agressivo”, recorda Peteffi. Maldaner faleceu em 23 de agosto de 2021, aos 78 anos. Além do trabalho e da família, sua vida pessoal foi marcada também pelo envolvimento com o esporte, notadamente o futebol e o bolão, e com ações solidárias, auxiliando em eventos para angariar fundos aos mais necessitados. “Ele era muito trabalhador, e sempre pelo certo”, afirmou o proponente.

Viviane Maldaner, filha de Roque, agradeceu a homenagem e explicou que seu pai, além de ser uma pessoa correta, sempre tentou provocar esse mesmo comportamento em seus filhos. Ele sempre nos ensinou a sermos pessoas de bem. E dizia que, para isso, precisávamos ser honestos, valorizar as pessoas ao nosso redor e agradecer sempre ao trabalho. Precisamos também agora agradecer de forma muito especial a alguém por quem meu pai tinha muito carinho e admiração. Se ele estivesse aqui, diria ‘muito obrigado, doutor Peteffi’. Desde o início, o vereador acompanhou a luta do meu pai e, sempre que possível, ajudou, orientou e torceu para que tudo ficasse bem”, relatou Viviane.

Nomeada pelo Projeto de Lei nº 98/2022, a futura rua Roque Romeo Maldaner tem início na rua Ervino Diehl, de onde segue por alguns metros em direção leste, sendo a primeira paralela ao sul da rua Emílio Fernando Martini. Esta homenagem é também uma forma de mantê-lo vivo”, finalizou Viviane.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: